quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O PRIMEIRO PACIENTE CURADO DA AIDS

"Ele está curado da aids. Não encontramos nenhum sinal de HIV nele. Normalmente, pacientes infectados por muito tempo possuem HIV integrado ao seu genoma. Nem isso encontramos nele."

Gero Huetter, médico alemão responsável por curar um paciente com aids pela primeira vez na história

Em 1995, o executivo americano Timothy Ray Brown contraiu aids. Foi também nesse ano que Gero Huetter, então graduando da Universidade de Berlim, decidiu entrar para o ramo da pesquisa médica. As duas histórias se cruzariam em maio de 2006, quando Brown, que também sofria de um tipo agressivo de leucemia, abriu a porta do consultório com a placa: “Dr. Gero Huetter, hematologista”.

Brown estava magro, emaciado e com alguns órgãos já severamente comprometidos. Mas Huetter se lembra de notar no paciente, já nesse primeiro encontro, uma energia e um otimismo acima do comum. Optou, então, por submeter Brown a uma terapia que envolvia quimioterapia e transplante de medula. Mas um transplante especial: o doador da medula deveria possuir uma mutação rara, que eliminava de suas células a proteína CCR5, que permite a entrada do HIV nas células de defesa do organismo. Havia uma possibilidade teórica de que o tratamento destinado à leucemia pudesse ter algum impacto sobre a aids. "Eu não esperava muito da experiência", diz Huetter. "Ela nunca havia sido feita antes, nem mesmo em animais."

Neste mês, após dois transplantes de medula e três anos sem qualquer sinal de HIV no organismo de Brown, o médico anunciou o que parecia estar fora do horizonte médico: a cura de um paciente de aids. Embora esse sucesso em particular não signifique a cura da aids em geral, ela mostra que o HIV pode ser derrotado. Em entrevista ao site de VEJA, Huetter, 42 anos, conta detalhes da pesquisa, comenta o estado do paciente e as expectativas de cura para outras vítimas de HIV.

Como você se sente sendo o primeira médico a curar a aids no mundo? É um sentimento agradável. Foi um trabalho duro colocar todas as peças juntas, mas no final foi um sucesso.

O que permite dizer que o paciente está curado da aids? Não encontramos nenhum sinal de HIV nele. Normalmente, pacientes infectados por muito tempo possuem HIV integrado ao seu genoma. Nem isso encontramos nele. Todas as suas células infectadas foram substituídas pelas células do doador.

Como você conheceu Brown? Ele era um paciente meu desde maio de 2006. Estava muito enfraquecido e com uma leucemia muito severa. Naquele momento, sem tratamento, esperava-se que ele vivesse apenas alguns meses. Com um tratamento convencional, sem transplante, tinha uma chance de 10 a 15% de remissão por um período curto, até a leucemia voltar. A única esperança real de vida para ele era um transplante de medula. Ele era jovem, tinha uns 40 anos na época, então tinha o melhor prognóstico para esse procedimento. Decidimos, então, que o melhor para ele, seria escolher um doador com a mutação do CCR5. A CCR5 é a proteína que permite a entrada do HIV nas células de defesa do nosso organismo. Sem ela, o vírus fica impossibilitado de nos infectar. Cerca de 1% da população mundial possui uma mutação que elimina o CCR5 das células.

Será possível replicar o tratamento em outras pessoas com HIV? Depois de publicar um artigo científico com nossos primeiros resultados, em 2008, recebemos consultas de pacientes de todo o mundo, que sofrem de leucemia e HIV. Para oito deles, fizemos uma busca de doadores compatíveis. Alguns tinham apenas dois doadores, então a probabilidade de encontrar a mutação era muito baixa. Outros morreram antes de o transplante ser feito. E o paciente mais promissor, uma criança, com mais de 100 possíveis doadores, não pode ser curada por esse método porque nenhum deles tinha essa mutação. Algumas vezes as estatísticas falham com você. Agora estamos esperando outros contatos, de outras instituições e hospitais. Qualquer um que se encaixe nessas condições - ser soropositivo e vítima de leucemia - pode falar comigo e eu providenciarei a busca de doadores.

Essa pesquisa pode evoluir para uma cura geral? Sim. Mesmo antes que eu fizesse esse transplante, alguns pesquisadores estudavam a possibilidade de uma terapia genética ou uma medicação para o HIV que bloqueasse essa proteína, imitando a mutação. Agora existe investimento e interesse suficiente nessa linha de pesquisa, e pode ser que ela traga resultado.

Você esperava curar a aids ou foi um feliz acidente? Uma mistura dos dois, na verdade. Eu nunca tinha tentado nenhuma pesquisa com HIV antes disso. Sou um hematologista e trato pacientes com câncer, mas surgiu para mim esse paciente que tinha leucemia e HIV. Foi o momento em que comecei a pensar nessa abordagem. Sabia que havia uma pequena chance de curar a aids, mas não esperava muito da experiência, já que nunca havia sido tentada antes, nem mesmo em animais. Não tínhamos nada a que nos apegar.

Como foi o tratamento? Durante as primeiras sessões de quimioterapia, tivemos muitos problemas, incluindo falha de alguns órgãos. A leucemia é muito agressiva e diversos pacientes morrem nas primeiras três ou quatro semanas de tratamento. Não bastasse isso, Brown era soropositivo, com todos os riscos e problemas que isso acarreta.

Ele sofreu com algum efeito colateral? Sim. No segundo transplante, tivemos uma série de complicações. Ele ainda sofre com elas, especialmente as consequências cerebrais. Ele tem dificuldades de lembrar coisas que acabaram de acontecer. Não acontecimentos de cinco anos ou cinco meses atrás, mas de cinco minutos. Como “onde eu estava indo?” ou “onde deixei minhas chaves?”.

Ele voltará a ter uma vida normal? Sim, uma vida bem normal. Não tem mais restrições. Ele mudou-se para São Francisco, não sabe se em definitivo. Ainda não está trabalhando, mas esperamos que vá se livrar de boa parte dos efeitos colaterais nos próximos anos e voltar à sua rotina. Provavelmente, não fazendo exatamente as mesmas coisas que fazia antes, mas ele encontrará um jeito de trabalhar. (REVISTA VEJA)2010.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O PT, DE OPORTUNIDADES.

Este artigo é escrito com paixão, que certamente trará muitas lembranças, lágrimas, sorrisos, alegrias, (in) satisfações, prazeres, dores, ônus e bônus para aquelas e aqueles que vêm ao longo da história do Brasil contemporâneo construindo a democracia e o Partido dos Trabalhadores em seus longos 30 anos.

Lembrando o Presidente Lula - nunca antes na história deste país houve um partido de massa tão grande como o PT, com uma trajetória cheia de histórias, contadas e cantadas em verso e prosa, em espaço coloquial, afetivo e crítico.

Toda a sua obra retratada, compartilhada, provocada e provocante, entrelaçando novos e velhos temas, realçando contradições a antigas verdades, contando novas histórias e trajetórias sem medo de ser feliz, vencendo novas batalhas coletivas, sem, entretanto, perder a capacidade de se indignar diante da injustiça, da violência, da miséria, da pobreza, da fome, da discriminação e da desigualdade.

A história do PT também é a história de homens e mulheres que não perderam a esperança de ver um país florescer e que continuam seguindo a estrela vermelha que faz brilhar a esperança de vencer o medo e as mentiras fraldadas no cotidiano singular do povo brasileiro.

O governo Lula recoloca para um povo e sua nação a possibilidade da reinvenção de si mesmo. A superação dos desequilíbrios entre norte e sul, entre dominados e dominadores, entre poder e fracasso, entre brancos e negros, entre homens e mulheres, entre economias fortes e economias fracas.

Na busca pela superação dos desequilíbrios é preciso tomar de conta de outros valores, que não são gestados em estruturas forjadas do vale tudo ou do salve-se quem puder. Não podemos prescindir da ética e nem negar os conflitos, mas devemos ter a confrontação justa, crítica e a procura de soluções corretas.

O sonho sonhado de um mundo melhor nasce das entranhas de uma ação concreta, da concretude de um sonho.

O Lula fez isso. Transformou o sonho de milhões de pessoas numa ação política de governo junto com muitos companheiros e companheiras. Assim como o Lula, as mulheres também vêm transformando seus sonhos, suas lutas em políticas para todas as mulheres.

A criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e as políticas desenvolvidas a partir do diálogo social estabelecido entre governo e sociedade civil, descritas nos Planos Nacionais de Políticas para as Mulheres e executadas em parcerias com ministérios, governos estaduais, municipais, entidades não governamentais, sindicais, populares, universidades, escolas, associações e tantas outras instituições nacionais e internacionais deram régua e compasso para ampliar a luta dos movimentos feministas e de mulheres na superação da desigualdade, da discriminação e da violência que ainda assola milhões de mulheres brasileiras em espaços, lugares e regiões do Brasil.

O trabalho desenvolvido pela SPM é reconhecido dentro e fora do Brasil, servindo de modelo para tantos países que almejam a erradicação da pobreza, da violência doméstica, da discriminação e desigualdade no mundo do trabalho.

Entre tantas ações desenvolvidas pela SPM, citamos O Pacto de Enfrentamento a Violência contra a Mulher que apresenta uma estratégia de gestão que orienta a execução de políticas de enfrentamento à violência contra mulheres, na direção de garantir a prevenção e o combate à violência objetiva reduzir os índices de violência contra as mulheres; promover uma mudança cultural a partir da disseminação de atitudes igualitárias (em especial de gênero) e valores éticos de irrestrito respeito às diversidades e de valorização da paz e garantir, proteger os direitos das mulheres em situação de violência considerando as questões raciais, étnicas, geracionais, de orientação sexual, de deficiência e de inserção social, econômica e regional.

Outra importante e fundamental ação criada pela SPM é a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, criada em novembro de 2005 para orientar as mulheres, em situação de risco de violência, sobre seus direitos e onde conseguir ajuda, assim como, auxiliar no monitoramento da rede de atenção à mulher em todo o país.

O Ligue 180 tem, registrado de janeiro a junho de 2010, 343.063 atendimentos – que representa um aumento de 112% em relação ao mesmo período de 2009 que foi na ordem de 161.774. O pacto enseja uma articulação com outras políticas como saúde, educação, segurança pública, assistência social, justiça, trabalho entre outras. Esta transversalidade possibilita a promoção do empoderamento das mulheres, o enfrentamento as discriminações e desigualdades ainda existentes na sociedade.

Outra ação desenvolvida pela SPM, com apoio da OIT e do UNIFEM é o Programa Pró-Equidade de Gênero, que faz parte do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, capítulo primeiro, intitulado: “Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho, com Inclusão Social”.

O Programa contribui diretamente para o alcance da prioridade do governo Lula em “Promover relações de trabalho não discriminatórias em razão de sexo, raça/etnia, orientação sexual, geração ou deficiência com equidade salarial e no acesso a cargos de direção”. O Programa tem por finalidade desenvolver novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a equidade no mundo do trabalho.

O objetivo é contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego. Neste sentido, o Pró-Equidade de Gênero busca atuar na conscientização e sensibilização de dirigentes, empregadores e empregadoras.

O Programa foi lançado em 2005. A 1ª edição (2005-2006) foi dirigida às empresas públicas federais e contou com a participação de 15 empresas. Desta forma, o próprio governo pôde demonstrar, no âmbito da sua atuação, a possibilidade concreta da promoção da igualdade de gênero e raça.

O bom resultado obtido credenciou o programa, nas edições subseqüentes, para ser estendido às demais instâncias da administração pública - federal, estadual e municipal e empresas da iniciativa privada. A segunda edição ocorreu de 2007-2008, contou com a participação de 36 empresas e a terceira 2009-2010 com 71 organizações.

Das 15 empresas que iniciaram o Programa, 13 permanecem até a 3ª edição. Na segunda edição, das 23 novas empresas que haviam aderido, 14 permaneceram na 3ª edição. Dessa maneira, a 3ª edição contou com a continuidade de 27 empresas das edições anteriores e com a adesão de 44 novas empresas.

Este dado revela, uma continuidade muito grande das empresas que ingressam e um aumento crescente de novas adesões a cada edição. No total, são mais de 140 organizações que participaram nas três do programa.

O programa outorga as organizações o Selo Pró-Equidade de Gênero. Este Selo é um atributo de destaque e distinção da organização como instituição comprometida com a equidade de gênero no mercado de trabalho.

Nesta área do trabalho podemos citar ainda, os programas Mulheres Construindo Autonomia na Construção Civil, Trabalho e Empreendedorismo da Mulher que qualificam mulheres para a inserção no mercado de trabalho.

A SPM também desenvolveu diversas ações na área da educação, da saúde, da comunicação, como o Seminário Mulher e Mídia. Na área do poder tem um excelente trabalho com Mais Mulheres no Poder que incentiva a participação de mulheres em todas as instâncias e âmbito de poder.

O governo Lula iniciou uma grande construção, a Presidenta Dilma deve continuar edificando as políticas para as mulheres, amplificando as ações, aumentando os recursos financeiros, integrando as políticas, expandindo os projetos de inserção no mundo do trabalho, de moradia, de saúde, de saneamento, de energia, de água, de educação, de equipamentos e transportes públicos, viabilizando cada vez mais a melhoria da qualidade de vida das mulheres em geral e de suas famílias.

Para finalizarmos vamos relembrar a frase da Presidenta Dilma falando das prioridades de seu governo que ecoou nos ouvidos, mentes e corações das mulheres.

“Igualdade de Oportunidade” - “Igualdade e Oportunidades”.

Ane Cruz é feminista e militante do Partido dos Trabalhadores – PT/RS
Aparecida Gonçalves é feminista e militante do Partido dos Trabalhadores – PT/MS
Eunice Léa de Moraes é socióloga, feminista e militante do Partido dos Trabalhadores – PT/PA

(Marize Teodorio)

domingo, 27 de junho de 2010

Projeto do vereador oliveira





Indicação No. 012 / 2009

Referência: Ampliação ou construção da barragem do Sítio Quati, no Município de Palmeirina.

Matéria

Indicamos à Mesa, depois de ouvido o Plenário e obedecidas as normas regimentais, que seja formulado veemente apelo ao Exmo. Governador do Estado de Pernambuco, Sr. EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, e ao Ilmo. Diretor Presidente da Companhia de Saneamento e Abastecimento do Estado de Pernambuco – COMPESA -, Eng.° JOÃO BOSCO DE ALMEIDA, no sentido de ampliar a barragem da Compesa, localizada no Sítio Quati, no Município de Palmeirina, a qual abastece a cidade de Angelim, tendo em vista que a mesma não está atendendo a demanda da sua população.

Justificativa

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores desta Casa Legislativa, a barragem - se assim podemos considerá-la – que fica localizada no vizinho Município de Palmeirina, no sítio Quati, e que serve como reservatório da Compesa para abastecimento de nossa cidade, encontra-se com capacidade de armazenamento insuficiente para atender a demanda da população angelinense, conforme fotos 01, 02, 03 e 04, em anexo, que por si só nos mostram, as dimensões da referida barragem, o que nos permite, sem sombra dúvidas, concluir que a sua capacidade de armazenamento é realmente insuficiente para atender ao aumento exponencial do número de ligações domiciliares efetuadas nos últimos anos em nossa cidade. A não-ampliação, ou até mesmo a não-construção de uma barragem com capacidade adequada à nossa realidade de consumo, comprometerá, em breve, o abastecimento em nossa cidade, o que, sem dúvida, acometerá sua população de um grave flagelo em decorrência de um colapso total no fornecimento do precioso líquido. Em face do exposto, pedimos a aprovação desta propositura por parte dos dignos Pares, assim como esperamos sensibilizar Sua Excelência o Governador do Estado, bem como os que fazem a Compesa, no sentido de tomarem a providência aqui indicada.
Sala das Reuniões, em 14 de Abril de 2009.
Esse projeto, já se encontra no gabinete do governador, e uma cópia com o presidente da compesa.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Educador ambiental: das possíveis possibilidades

A interpretação da atualidade, como fator da questão ambiental, é um desafio mais importante da articulação das compreensões das relações sociedade e natureza, conotações de tal ideário que constituem pilares para nossa civilização.
Nos dias de hoje, o educador ambiental desempenha um papel decisivo na formação do universo de conhecimentos das populações, ao introduzir informações diversas sobre outras realidades.
É fato que o trabalho com a realidade mais próxima possui a qualidade de oferecer um universo acessível e conhecido e, por isso, possível ser campo de aplicação do conhecimento.
Assim, é importante que o educador ambiental possa dimensionar o trabalho, levando em conta a importância tanto de se trabalhar com a realidade imediata das pessoas como de se reforçar nela o interesse pelo que transcende e amplia essa realidade.
(Osmar Soares)

domingo, 9 de maio de 2010

Avante Pernambuco.

O estaleiro Atlântico Sul, da Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e da Samsung tem 22 embarcações contratadas, mais o casco da plataforma P-55.
92% dos funcionários do Atlântico Sul são pernambucanos.
Suape é um porto e um distrito industrial de 14 mil hectares (o maior porto da Europa, Roterdã, tem 5 mil ha).
Suape tem 96 empresas.
20 plantas em construção.
São investimentos de US$ 20 bilhões, o que é igual a 28 anos de investimentos privados em Pernambuco.
Hoje, Suape emprega, diretamente, 30 mil pessoas.
Quase todos recrutados na região metropolitana de Recife – muitos, filhos de cortadores de cana e pescadores.
Suape será o destino de um ramal da Trans-Nordestina, o que se concretizará ano que vem.
(O outro será recém, no Ceará.)
No PAC2, Suape vai construir um terminal açucareiro, um novo terminal de containeres e um terminal de granéis sólidos.
A maior obra de Suape é a Refinaria Abreu e Lima, da Petrobrás, em parceria com a PDVSA, da Venezuela.

O próximo se chamará “Celso Furtado”.

domingo, 2 de maio de 2010

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Segundo dados apresentados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o registro de número 7594/2010, o levantamento foi feito entre os dias 5 e 9 de abril em 24 Estados, com 2.000 entrevistas.

Altere o tamanho da letra: A- A+

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo) a ser divulgada hoje aponta empate técnico na corrida presidencial entre o tucano José Serra (32,7%) e a petista Dilma Rousseff (32,4%). É o resultado mais apertado já obtido.

De acordo com a sondagem, Ciro Gomes (PSB) teria 10,1%, e Marina Silva (PV), 8,1%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Segundo dados apresentados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o registro de número 7594/2010, o levantamento foi feito entre os dias 5 e 9 de abril em 24 Estados, com 2.000 entrevistas.

Reportagem publicada no sábado passado pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal) mostrou que, no registro do TSE, consta outro contratante: o Sindecrep (sindicato de trabalhadores em concessionárias de rodovias) de São Paulo --que não a encomendou. A Sensus afirmou se tratar de um erro, corrigido em seguida.

Outras pesquisas

Pesquisa divulgada no dia 4 de março pelo instituto Vox Populi e encomendada pela rede de televisão Bandeirantes mostrava Serra na liderança com 34% dos votos, mesma porcentagem registrada em janeiro. Já Dilma tinha quatro pontos percentuais, subindo para 31% das intenções de voto, segundo o levantamento.

Ciro aparece com 10% e Marina com 5%. Votos nulos e brancos somam 7% e 13% dos pesquisados não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa do Vox Populi foi registrada sob o número 7337/2010 e realizada entre os dias 30 e 31 de março, com 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Já no dia 27 de março, em pesquisa realizada pelo Datafolha, Serra aparece com nove pontos de vantagem sobre Dilma. O tucano tem 36% e a petista 27% das intenções de voto. Na pesquisa realizada em fevereiro, Serra tinha 32% e Dilma 28%.

Ciro Gomes (PSB) ficou com 11% (tinha 12% em fevereiro). Marina Silva (PV) está estacionada e manteve os 8% obtidos no mês passado.

Em um eventual segundo turno, o tucano venceria a petista por 48% contra 39%.

A pesquisa, registrada sob o número 6617/2010, foi realizada nos dias 25 e 26 com 4.158 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

terça-feira, 27 de abril de 2010

A paisagem Natural e Cultural

A paisagem pode receber vários significados, mas na ciência geográfica é definida como um conjunto de estruturas naturais e sociais de um determinado lugar no qual desenvolvem uma intensa interatividade, seja entre os elementos naturais, entre as relações humanas e desses com a natureza.
Geograficamente, a paisagem é tudo aquilo que podemos perceber por meio de nossos sentidos (audição, visão, olfato e tato), mas o que mais destaca é a visualização da paisagem.

Paisagem natural.

Diante desse contexto, a paisagem se divide em paisagens naturais (lagos, oceanos, vales, florestas, montanhas, seres vivos) e as interações existentes. A variação de cada elemento determina a configuração de cada paisagem, por exemplo, o clima quente e úmido produz florestas com uma grande quantidade de vidas, tanto da fauna como da flora, em contrapartida nas zonas polares, onde o frio é intenso, não há o desenvolvimento de elevados números de vidas e diversidades.


A cidade de Mumbai, na Índia

Paisagem humanizada

A paisagem humanizada (artificial ou cultural) é a que está presente nos mais vastos recantos do planeta. Nela coexistem elementos naturais e artificiais, havendo uma predominância destes últimos. No entanto, é preciso considerar que mesmo muitas plantas que existem nas paisagens bastante humanizadas, como as das grandes cidades, não apareceram e cresceram naturalmente, elas foram plantadas pelas pessoas. A sua existência, portanto, naquele determinado local, é resultado da ação humana.
Espaço geográfico
Se fossemos consultar num dicionário a palavra espaço, constataríamos que há uma grande quantidade de significados. Para geografia o espaço são as paisagens, as relações que se estabelecem entre as pessoas (sociais, econômicas, políticas, etc.), as relações entre as pessoas e a natureza, e as próprias pessoas. Esse espaço é chamado de espaço geográfico.
Percebemos, assim, que a noção de espaço geográfico é mais ampla que a de paisagem. Ao pensarmos no espaço geográfico estamos pensando nos elementos e aspectos que existem nas paisagens, mas também nas diversas ações que as pessoas realizam nas paisagens. Essas ações correspondem aos variados tipos de atividades humanas: trabalho, estudo, lazer. Envolvem, portanto, relações econômicas, sociais e políticas. Trata-se de algo bastante dinâmico.
TEXTO:(Eduardo freitas e Anselmo Lázaro) Modificado por Oliveira.

domingo, 25 de abril de 2010

Educador ambiental: das possíveis possibilidades

A interpretação da atualidade, como fator da questão ambiental, é um desafio mais importante da articulação das compreensões das relações sociedade e natureza, conotações de tal ideário que constituem pilares para nossa civilização.
Nos dias de hoje, o educador ambiental desempenha um papel decisivo na formação do universo de conhecimentos das populações, ao introduzir informações diversas sobre outras realidades.
É fato que o trabalho com a realidade mais próxima possui a qualidade de oferecer um universo acessível e conhecido e, por isso, possível ser campo de aplicação do conhecimento.
Assim, é importante que o educador ambiental possa dimensionar o trabalho, levando em conta a importância tanto de se trabalhar com a realidade imediata das pessoas como de se reforçar nela o interesse pelo que transcende e amplia essa realidade.
texto:(Osmar Soares)

domingo, 18 de abril de 2010

Estrutura Interna da Terra

Como é constituida a Terra?
A Terra é constituida por 3 camada: Crosta (camada da superfície sólida que circunda a Terra); Manto (camda abaixo da crosta) e Núcleo (está na parte central do planeta e acredita-se que seja formado por metais em elevadas temperaturas). Os limites dessas camadas são definidos principamente pela sismologia. É formada por vários tipos de rochas que, devido às elevadíssimas temperaturas e recebem o nome de magma.
Estrutura
O interior da Terra, é dividido por critérios químicos numa camada externa de silício, um manto muito viscoso e um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida. Esta camada, dá origem a um campo magnético devido a convecção de seu material. O material do interior da Terra encontra frequentemente a possibilidade de chegar à superfície, através de erupções vulcânicas e fendas oceânicas. A maioria da superfície terrestre é relativamente nova, tendo menos de 100 milhões de anos. As partes mais velhas da crosta terrestre têm até 4,4 bilhões de anos.
Interior
O interior da Terra atinge temperaturas de 5.270ºK. O calor interno do planeta foi gerado inicialmente durante sua formação, e o calor adicional é constantemente gerado pelo decaimento de elementos radioativos como urânio, tório, e potássio. O fluxo de calor do interior para a superfície é pequeno se comparado à energia recebida pelo Sol.



(author:Tiago Rodrigues 7ºC)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Curiosidade Geólogica

Você sabia! que o petróleo está associado com grandes estruturas que comunicam a crosta e o manto da terra, sobretudo nos limites entre placas tectônicas.

O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos – reservatórios), mas também em rochas do embasamento cristalino. Os hidrocarbonetos, portanto, ocupam espaços porosos nas rochas, sejam eles entre grãos ou fraturas. São efetuados estudos das potencialidades das estruturas acumuladoras (armadilhas ou trapas), principalmente através de sísmica que é o principal método geofísico para a pesquisa dos hidrocarbonetos.

Durante a perfuração de um poço, as rochas atravessadas são descritas, pesquisando-se a ocorrência de indícios de hidrocarbonetos. Logo após a perfuração são investigadas as propriedades radioativas, elétricas, magnéticas e elásticas das rochas da parede do poço através de ferramentas especiais (perfilagem) as quais também permitem ler as propriedades físicas das rochas, identificar e avaliar a ocorrência de hidrocarbonetos.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA:

Avanços e implicações para a natureza

Por: Osmar Soares

À medida que a humanidade aumenta de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em funções da tecnologia.

A tecnologia empregada evolui rapidamente com conseqüências indesejáveis que se agravam com igual rapidez. Nos últimos séculos, um modelo de civilização se impôs, trazendo industrialização, com sua forma de produção e organização de espaço. Assim, a questão ambiental na contemporaneidade pode ser percebida, então, não apenas como evento atual, mas também como parte de uma tradição ou história de longa duração. Uma pratica de historia ambiental se torna presente à medida que determina e afeta as condições ambientais da atualidade.

É nesse contexto que, em dias atuais, as sociedades passam a constatar uma deterioração na qualidade de vida. Assim, contudo, o conjunto das implicações é relevante não só à proteção da vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades.

sábado, 3 de abril de 2010

Serra se lança como a UDN do Lacerda e com erro de concordância

1/abril/2010 ( Paulo Henrique Amorim)



Combate à corrupção é o último e único reduto dos lacerdistas

Saiu no Globo, pág. 3:

Serra sai e condena roubalheira.

“Aqui não se cultiva escândalos, mal-feitos, roubalheira…”

Conjugar verbos como “cultivar” é uma das deficiências daquele que não é nem economista, nem competente, nem engenheiro.

E agora se vê que ele não sabe usar a voz passiva.

Na pág. 4, o Globo resume:

“Essência do governo é garantir os bens, a vida e a liberdade.”

Ele é um gênio.

Jamais se ouviu coisa igual: garantir os bens, a vida e a liberdade.

Como se sabe, o Zé Alagão não tem uma ideia original.

Não tem com que se candidatar, a não ser com o PiG(*).

O Lula chupou o oxigênio com que o Serra poderia respirar.

Como diria o Pedro Malan, quando o Serra fala, o que é novo não presta e o que presta não é novo.

Sobrou para o Zé Alagão uma obra inacabada: como o Robanel dos Tunganos, o metrô e a Marginal.

É a obra da defesa da moralidade e o combate à roubalheira.

É o último reduto dos patriotas da UDN do Carlos Lacerda.

Que eram e são golpistas como o PiG(*).

O Serra pensa que o eleitor não sabe que o rodoanel é o Robanel dos Tunganos; que ele e o Barjas Negri são acusados de comprar ambulâncias super-faturadas; que a Satiagraha ouviu Naji Nahas dizer que ele queria vender a CESP com o Daniel Dantas; que a corrupção do Arruda penetrou no Governo de São Paulo; que ele é cunhado do Preciado; que o Ricardo Sergio de Oliveira foi chefe de finanças da campanha dele; que ele não deixou a Justiça provar que ele não é ladrão; que ele agasalhou uma invasão da Rede Globo na cidade de São Paulo para construir uma falsa escola de nome Roberto Marinho.

quarta-feira, 31 de março de 2010

A Vegetação Brasileira

O Brasil é um dos países de maior biodiversidade no mundo. A sua flora é fabulosa e também a sua fauna. São os seguintes os biomas brasileiros

a) Biomas florestais:

Floresta Amazônica

Floresta Atlântica

Floresta de Araucária

Mata de Cocais

b) Biomas de savanas

Cerrado

c) Biomas de estepes

Caatinga

d) Biomas de campos

Pampas

e) Pantanal

a) Biomas florestais

I – Floresta Latifoliada, perenifólia, hidrófila, ombrófila mista ou Floresta Amazónica.

O relevo é constituído por terras baixas. Ao norte se destaca o maciço das Guianas, com o pico da Neblina. Ao sul o maciço Brasileiro. As áreas próximas aos rios são alagadas por ocasião das chuvas, são os iguarapés. As terras firmes não inundam nunca. Como é atravessada pela linha do equador possui um clima marcado por altas temperaturas, chuvas constantes e muita humidade. Os solos são pobres e muito porosos, o que dificulta a sustentação das árvores, que precisam do emaranhado das copas para se manterem em pé. Algumas árvores, como as castanheiras, chegam a atingir 60 metros de altura. Em função disto, é uma floresta dividida em vários andares ou sinusias. Em cada um deles há uma ecologia própria. Os rios são imensos e a fauna ictiológica é muito rica e variada. É um dos maiores reguladores climáticos do mundo, pois libera muito calor latente para a atmosfera, bem como muita umidade, devido a evapotranspiração. É ameaçada pela expansão da agropecuária em um processo já visto em outros biomas brasileiros. Nós, brasileiros, pelo visto, não aprendemos ainda com os erros cometidos no passado. Esta floresta vale muito mais em pé do que destruída, pois é reserva de imensos recursos, a maior parte deles ainda desconhecidos pela ciência.

A foto mostra uma imagem do pico da Neblina com 2.997 m, o mais alto do Brasil, no meio da floresta Amazônica.



Outra foto da serra da Mantiqueira, em Resende, Rio de Janeiro. Observar a Mata Atlântica recobrindo suas vertentes.



A foto mostra uma imagem do pico da Neblina com 2997 m, o mais alto do Brasil, no meio da floresta Amazônica.


serra dos órgãos
setor da serra do Mar) e Mata Atlântica nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo

vitória régia, planta aquática nativa da floresta Amazônica com flor
onça pintada, o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo. Maiores do que a onça apenas o tigre asiático e o leão africano


queimada da floresta amazônica, crime dos brasileiros contra o Brasil e o mundo

II – Floresta Lati foliada, Perenifólia, Ombrófila, Perenifólia Mista ou Mata Atlântica

Ocorre na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o nordeste do Rio Grande do Sul. O relevo é montanhoso, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Se destacam as serras do Mar, Mantiqueira e Geral. A mata possui uma grande diversidade biológica, com com muito endemismo. Isto se deve a dois fatores: relevo muito montanhoso e grande extensão latitudinal. Estes dois fatores são responsáveis também pela compartimentação entre as áreas do nordeste, sudeste e sul do Brasil. É um dos domínios mais afetados pela destruição, já que o Brasil começou neste ambiente. O primeiro ciclo económico do país foi responsável pela quase extinção de uma árvore, o pau-brasil.

Foto da serra da Mantiqueira, com mata Atlântica na parte baixa e neve na parte alta. Região de Itatiaia, estado do Rio de Janeiro

A mata Atlântica possui muitas espécies de árvores valiosas como o pau ferro, jatobá, jequitibá, cedro, embaúba, xaxim (uma samambaia), além do pau-brasil, já citado.

exemplar de pau Brasil com 600 anos, tendo escapado de ser derrubado

A Floresta da Tijuca é uma das primeiras iniciativas no mundo de recuperação ambiental. Por ordem do imperador D. Pedro II a área do maciço da Tijuca foi todo recuperado com a mata original.

(Autor Rodolfo)



terça-feira, 16 de março de 2010

A bastecimento d´agua para o bairro Nova aliança (Invasão)

Requerimento No. 06 / 2009

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Angelim.

Indicamos à Mesa, depois de ouvido o Plenário e obedecidas as normas regimentais, que seja enviado ao Prefeito do Município, MARCO ANTONIO LEAL CALADO, cópia do presente requerimento no sentido de que seja enviado com a máxima urgência para o escritório Regional da COMPESA em Garanhuns, o Projeto de Topografia do Bairro Nova Aliança, incluindo as casas construídas pela Caixa Econômica Federal.

Justificativa

A iniciativa do presente requerimento destina-se a atender solicitação da Gerência Regional da Compesa/Garanhuns, tendo em vista que as obras de ramificação de distribuição de água para as residências daquele Bairro depende exclusivamente do levantamento topográfico daquela localidade. Diante de tal relevância pública, esperamos que o Prefeito Municipal atenda o presente pleito com a devida celeridade.
Em razão do exposto, pedimos o apoio dos nobres Pares para a aprovação desta proposição.

Sala das Reuniões, em 24 de novembro de 2009.

Severino José de Oliveira
Vereador

domingo, 7 de março de 2010

A verdadeira Oposição

(José Fernando)

As forças de esquerdas terão uma tarefa gigantesca nas eleições de outubro, será a de derrotar o maior partido de oposição ao governo Lula. Não estou falando do PSDB e nem do DEM, mas sim do PIG (Partido da Imprensa Golpista), é isso mesmo que você leu; caso nunca tenha ouvido falar é melhor você começar a se interessar pelo assunto. Pois, esse partido tem uma influência muito grande em sua vida. Ele faz você gosta do Big Brother, determina a música do momento, a da moda, convoca a seleção brasileira e quer agora determinar quem será o presidente do Brasil nos próximo quatro anos.
O grande filósofo italiano Gramsci disse: “que quando a direita esta fraca ela transforma a imprensa em partido” e o Brasil está assistindo e essa previsão. Mais do que nunca, a imprensa está fazendo o papel da oposição já que a mesma está sem discurso, pois não pode criticar um governo que é aclamado pela a grande maioria da população, como o melhor governo da história desse país. A imprensa tentar impedir que o presidente Lula faça sua sucessora, mas parece que não está surtindo efeito a tática combinada entre a imprensa (oposição de fato) e os partidos de oposição (oposição de direito). Pois, o povo já tem acesso a outras fontes de informação como a internet o que lhe permite confrontar às informações e assim diferenciar o que é fato e que é mentira.
A elite desse país não se apercebeu que as coisas mudaram que os formadores de opinião também mudaram, mas continuam com suas tentativas de manipular a opinião pública. Contudo, como todos nós já sabemos, a grande mídia escolheu de que lado irá ficar na disputa das próximas eleições, aliando-se ao PSDB na tentativa desesperada de eleger José Serra, o que parece não será nada fácil já que esse candidato não consegue sair da média de 30% a mais de três anos (veja o gráfico abaixo).

FONTE: Data Folha.

Percebe-se que a candidata, Dilma, do presidente Lula só tem crescido enquanto o José Serra está estaguinado, mas infelizmente a imprensa continua a manipular na tentativa de fazer com que seu candidato se consolide e cresça nas pesquisas.
Mídia “podre” do Brasil virá com gosto de sangue na boca, tentará associar Dilma a qualquer ato imundo da política, já fizeram isso ao tentar forjar uma ficha política falsa da Dilma, atribuindo-lhe participação pessoal nas ações de suposto seqüestro do então ministro Delfin Neto, mas logo a farsa foi desmascarada. (Veja a farsa da Folha de São Paulo)

FONTE: Folha de São Paulo.

Então, companheiros é hora de ficarmos vigilante quanto às manipulações midiáticas, pois serão muitas até as eleições.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sistema Adutor do Agreste Pernambucano

(Relatório de Impacto Ambiental - RIMA)

APRESENTAÇÃO

O EMPREENDIMENTO
O Sistema Adutor do Agreste Pernambucano é um empreendimento de infra-estrutura hídrica,
composto por um sistema de adutoras que ir captar água na futura barragem de Ipojuca, no Ramal do Agreste, projeto de extensão do Eixo Leste do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional (PISF), para a região do Agreste de Pernambuco.
A água tratada, produto final do empreendimento, será distribuída a 61 municípios que pertencem às bacias hidrográficas de Ipojuca, Moxotó, Ipanema, Goiana, Capibaribe, Sirinhaém, Mundaú, Una, Paraíba e Traipu. Os municípios de Itaíba, Ibirajuba e São João também serão beneficiados diretamente por este Sistema Adutor, em função da disponibilização de água de fontes locais que hoje abastecem outros municícios.
á O LICENCIAMENTO O Sistema Adutor do Agreste Pernambucano é um empreendimento do
Governo Federal do Brasil, executado através do Ministério da Integração Nacional (MI).
O empreendimento é objeto de licenciamento ambiental estadual através da Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (CPRH), conforme processo CPRH Nº
11.060/05. Inicialmente foi idealizado para todo o Ramal do Agreste Pernambucano, com Termo de Referência elaborado em janeiro de 2006 e revisado em outubro de 2006, sendo posteriormente desmembradoemdois licenciamentos. O empreendedor contratou o Consórcio das empresas CONESTOGA-ROVERS E ASSOCIADOS e ENGECORPS CORPO DE ENGENHEIROS CONSULTORES para desenvolver o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e acompanhar o processo de licenciamento do empreendimento até a emissão da Licença Prévia (LP). O EIA do Ramal do Agreste Pernambucano foi concluído em março de 2008, tendo sido protocolado na CPRH para dar seqüência ao processo de licenciamento.
Este RIMA é uma síntese do EIA do Sistema Adutor do Agreste Pernambucano, tendo sido
elaborado em linguagem mais simples, resumida e objetiva, procurando mostrar os resultados da
análise ambiental do empreendimento.

terça-feira, 2 de março de 2010

Angelim Pede Socorro!


Angelim, é privilegiada por suas riqueza naturais e ambientais. Angelim é conhecida geograficamente por estar entre duas Bacias geográfica: a Bacia do mundaú e a Bacia do canhoto. Você sabia? Que o nosso município é o único do agreste meridional que tem uma área de matas preservada. "...A mata tem biomas apropriadas da região. Com um pouco mais de 10 mil espécie dentre: aves, animas e insectos. " Com uma área de 100 equitare de mata é, uma reserva particular localizado na propriedade do Sr. Renan.

Atenção:

Essa área que acabo de descrever, está ameaçada. Por não ser uma área protegida pelo (IBAMA), está vêm sendo explorada, por caçadores e outros exploradores. A preocupação é que a mata verde que fica ao lado que também têm sua área de preservação, conhecido por (tamboril)este já vêm sofrendo danos como; desmatamento e outros tipo de exploração como da caça. Eu gostaria de fazer apelos as autoridades, políticos e não políticos, Cidadãos comuns, professores, alunos etc. Para que todos juntos nos sensibilizamos e conscientizássemos com o pouco que nos resta.



armadilha para pegar tatu.




terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Indicação de projeto (vereador Oliveira)

Indicação No. 015 / 2009

Referência: Saneamento na rua Herminegildo Sena.

Matéria


Indicamos à Mesa, depois de ouvido o Plenário e obedecidas as normas regimentais, que seja formulado veemente apelo ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, MARCO ANTONIO LEAL CALADO, no sentido de construir uma rede de esgoto sanitário na rua Herminegildo Sena, ao longo do aterro sobre o qual foram construídos os boxes comerciais da rua Alex Alessandro.


Justificativa

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores desta Casa Legislativa, moradores da Rua Herminegildo Sena têm nos procurado para reclamar contra o mau cheiro proveniente dos dejetos lançados a céu aberto sobre o aterro que fica em frente daquela rua. Em face da relevância da justa reivindicação dos moradores da citada rua, pedimos o apoio dos nobres Pares para a aprovação da presente indicação, assim como esperamos sensibilizar o chefe do Executivo Municipal para providenciar, o mais rápido possível, o saneamento ora indicado.
Sala das Reuniões, em 26 de maio de 2009.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Socialismo Cubano, é uma ditadura?



O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo), no último dia 11/02, respondeu afirmativamente à pergunta que faz as vezes de título desse artigo. Com ressalvas de contexto, identificando no longo bloqueio norte-americano uma das causas do que chamou de “fechamento político”, Dutra assumiu a mesma definição dos setores conservadores quando abordam a natureza do regime político existente na ilha caribenha.

Essa discussão é um capítulo importante na agenda da contra-ofensiva à hegemonia do pensamento de direita. Afinal, a possibilidade do socialismo foi estabelecida pelos centros hegemônicos não apenas como economicamente inviável e trágica, mas também como intrinsecamente autoritária.

Quando o colapso da União Soviética permitiu aos formuladores do campo vitorioso declarar o capitalismo e a economia de livre-mercado como o final da história, de lambuja também fixaram o sistema político vigente na Europa Ocidental e nos Estados Unidos como a única alternativa democrática aceitável.

Não foram poucos os quadros de esquerda que assumiram esse conceito como universal e abdicaram da crítica ao funcionamento institucional dos países capitalistas. Alguns se arriscaram a ir mais longe, aceitando esse modelo como paradigma para a classificação dos demais regimes políticos.

Na tradição do liberalismo, base teórica da democracia ocidental, a identificação e a quantificação da democracia estão associadas ao grau de liberdade existente. Quanto mais direitos legais, mais democrático seria o sistema de governo. No fundo, democracia e liberdade seriam apenas denominações diferentes para o mesmo processo social.

Pouco importa que o exercício dessas liberdades seja arbitrado pelo poder econômico. As disputas eleitorais e a criação de veículos de comunicação, por exemplo, são determinadas em larga escala pelos recursos financeiros de que dispõem os distintos setores políticos e sociais.

No modelo democrático-liberal, afinal, os direitos formais permitem o acesso irrestrito das classes proprietárias ao poder de Estado, que podem usar amplamente sua riqueza para mercantilizar a política e seus instrumentos, especialmente a mídia. Basta acompanhar o noticiário político para se dar conta do caráter cada vez mais censitário da democracia representativa.

A revolução cubana ousou ter entre suas bandeiras a criação de outro tipo de modelo político, no qual a democracia é concebida essencialmente como participação popular. Ao longo de cinco décadas, mesmo com as dificuldades provocadas pelo bloqueio norte-americano, forjou uma rede de organismos que mobilizam parcelas expressivas de sua população.

A maioria dos cubanos participa de reuniões de células partidárias, do comitê de defesa da revolução de sua quadra, dos sindicatos de sua categoria, além de outras organizações sociais que fazem parte do mecanismo decisório da ilha. Não são somente eleitores que delegam a seus representantes a tarefa de legislar e governar, ainda que também votem para deputados – o regime cubano é uma forma de parlamentarismo. Esse tipo de participação talvez explique porque Cuba, mesmo enfrentando enormes privações, não seguiu o mesmo curso de seus antigos parceiros socialistas.

O modelo cubano não nasceu expurgando seus opositores ou instituindo o mono-partidarismo. Poderia ter se desenvolvido com maior grau de liberdade, mas teve que se defender de antigos grupos dirigentes que se decidiram pela sabotagem e o desrespeito às regras institucionais como caminhos para derrotar a revolução vitoriosa. Na outra ponta, as diversas agremiações que apoiavam a revolução (além do Movimento 26 de Julho, liderado por Fidel, o Diretório Revolucionário 13 de Março e o Partido Socialista Popular) foram se fundindo em um só partido, o comunista, oficialmente criado em 1965.

Os círculos contra-revolucionários, patrocinados pelo governo democrata de John Kennedy, organizaram a invasão da Baía dos Porcos em 1961. Aliaram-se a CIA em algumas dezenas ou centenas de tentativas para assassinar Fidel Castro e outros dirigentes cubanos. Associados a seguidas administrações norte-americanas, criaram uma situação de guerra e passaram a operar como braços de um país estrangeiro que jamais aceitou a opção cubana pela soberania e a independência.

A restrição das liberdades foi a salvaguarda de uma nação ameaçada, vítima de uma política de bloqueio e sabotagem que já dura meio século. Os Estados Unidos dispõem de diversos planos públicos, para não falar dos secretos, cujo objetivo é financiar e apoiar de todas as formas a oposição cubana.
Vamos combinar: já imaginaram, por exemplo, o que ocorreria se um setor do partido democrata recebesse dinheiro cubano, além de préstimos do serviço de inteligência, para conquistar a Casa Branca?

Claro que o ambiente de guerra e a redução das liberdades formais impedem o desenvolvimento pleno do modelo político fundado pela revolução de 1959.
Vícios de burocratismo e autoritarismo estão presentes nas instâncias de poder. Mas ainda nessas condições adversas, o governo cubano veio institucionalizando interessante sistema de participação popular. O contrapeso ao modelo de partido único, opção tomada para blindar a revolução sob permanente ataque, é um sistema de organizações não-partidárias que exercem funções representativas na cadeia de comando do Estado.

A Constituição de 1976, reformada em 1992, estabeleceu o ordenamento jurídico do modelo. Um dos principais ingredientes foi a criação do Poder Popular, com suas assembléias locais, municipais, provinciais e nacional.
Seus representantes são eleitos em distritos eleitorais, em voto secreto e universal. Os candidatos são obrigatoriamente indicados por organizações sociais, em um processo no qual o Partido Comunista não pode apresentar nomes – aliás, ao redor de 300 dos 603 membros da Assembléia Nacional não são filiados comunistas.

O Poder Popular é quem designa o Conselho de Estado e o Conselho de Ministros, principais instâncias executivas do país, além de aprovar as leis e principais planos administrativos. Seus integrantes não são profissionais da política: continuam a desempenhar suas atividades profissionais e se reúnem, em âmbito nacional, duas vezes ao ano para deliberar sobre as principais questões.

A Constituição também prevê mecanismos de consulta popular. Dispondo desse direito, o dissidente Oswaldo Payá, líder do Movimento Cristão de Libertação, reapresentou à Assembléia Nacional do Poder Popular, em 2002, uma petição com 10 mil assinaturas para que fosse organizado referendo que modificasse o sistema político e econômico na ilha.

O governo reuniu 800 mil registros para propor outro plebiscito, que tornava o socialismo cláusula pétrea da Constituição. Teve preferência pela quantidade de assinaturas. Cerca de 7,5 milhões de cubanos (65% do eleitorado), apesar do voto em referendo ser facultativo, votaram pela proposta defendida por Fidel Castro.

Tratam-se apenas de algumas indicações e exemplos de que o novo presidente petista pode ter sido um pouco apressado em suas declarações. As circunstâncias históricas levaram Cuba a restringir liberdades. Mas seu sistema político deveria ser analisado com menos preconceito, sem endeusamento do modelo liberal, no qual a existência de direitos formais amplos não representa garantias para um funcionamento democrático baseado na participação popular.

(Breno Altman é jornalista e diretor do sítio Opera Mundi)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dois Caminhos

(Por: José Fernando)

O ano de 2010 será decisivo para o Brasil, mais do que nunca os brasileiros precisarão tomar uma decisão que irá afetar suas vidas e futuras gerações. O país se encontra numa encruzilhada e terá que escolher o caminho certo ou pagará um preço altíssimo se escolher o caminho errado.
O primeiro caminho nos leva ao futuro de muitas esperanças com a criação de milhões de emprego, com melhores escolas, valorização do salário mínimo, a exploração do pré- sal tornando o país uma potência mundial na produção de petróleo, mais universidades gratuitas e política social de inclusão dos mais pobres no mercado de consumo. Esse caminho é representado pela ministra Dilma que irá dá continuidade do governo Lula, um governo que tirou 30 milhões de pessoas abaixo da linha da pobre, que fez a inclusão de 27 milhões de pessoas na classe C (quem recebe entre 1.115,00 a 4.807,00) hoje representa 49,22% da população brasileira (IBGE, 2009) que deu o maior ganho real ao salário mínimo (73%), que criou mais universidades e extensão universitárias mais que todos os antecessores juntos.
O outro cominho representa a volta do atraso, de toda a política neoliberal de FHC que quebrou esse país três vezes (1994, 1998 e2002) que privatizou todo o patrimônio público e até hoje ninguém sabe onde foi parar esse dinheiro. É a forma de governar das elites, desde o tempo que Cabral chegou ao Brasil, uma política que não valoriza o povo, que governam para os banqueiros e para elite nacional e internacional. Na época de FHC o salário mínino valia US$ 56,00 dólares, o governo do povo elevou para US$ 275,00 dólares, no governo de FHC não existia PROUNI, no governo do povo 470 mil estudantes tiveram acesso à universidade, cabe a cada um de nós escolhermos o caminho a seguir.
Mas para manter essas conquistas, a batalha será imensa, pois as elites juntamente com a imprensa pobre irão fazer o possível e o impossível para que essas conquistas não se mantenham. Nós precisamos eleger a Dilma, mas precisamos também lhe dá sustentação para isso. Devemos votar em Deputados e Senadores que estejam comprometidos com esse projeto, pois as elites irão fazer com que ela não ganhe as eleições; e se ganhar não governe. Portanto, ela não poderá ficar refém de um congresso corrupto, precisamos mais do que nunca saber escolher nossos representantes.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Capitalismo x Socialismo

Na década de 1818, o pensador Karl Marx dizia que o capitalismo era uma bomba relógio pronta para explodir. Marx estava totalmente correto em suas afirmações, hoje em dia não precisamos ir longe para enxergarmos essa bomba. É só olharmos ao nosso redor! Aqui mesmo em nossa pequena cidade, onde tudo gira a favor do capital, entra governo e sai governo, e o problema continua: na saúde, educação e infra-estrutura. Uma vez que sua administração deixa o povo para “segundo plano”, esquecendo do povo que o elegeram e o confiaram para que o dinheiro dos seus impostos fosse aplicado corretamente. A ambição de ficar cada vez mais ricos é tanta que se esquece dos seus compromissos de campanha, onde disseram que faz até o impossível se assim o chega lá. São tudos tagarelas o que eles falam. O que eles querem mesmo é o poder e, inludir o povo. A grande prova disso é o atual prefeito, que colocou um projeto de Lei visando aumentar a taxa de iluminação pública em mais de mais de 1000 %. Tal projeto foi vetado pela maioria dos vereadores (quatro votos a favor e cinco votos contra), uma vez que foi considerado por maioria com um “absurdo”. Os vereadores: Oliveira PT, Dominique PSB, Maurílio PSB, Nelson Pereira PTB, Geraldo Amorim PMDB votaram a favor do povo e contra o projeto, e os vereadores: “Zé Lito”, Diva Calado, Moacir e Dr. Everaldo votaram afavor do prefeito considerando assim, (voto de cabresto). É por estes motivos que o PT, do Presidente Lula Vêem trabalhando cada vez mais, voltado assim, pelo o socialismo que um dia ainda vai chegar a sua plenitude e ser a melhor forma de governo. Brasil a cima de tudo, a baixo de Deus. Angelim onde um dia tua glória há de brilhar.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DEM, o partido do escâdalo (Arruda, finalmente limpou Brasília)

A primeira eleição no Distrito Federal aconteceu depois da Constituinte de 1988. Portanto, pouco mais de duas décadas de escolha dos comandantes pelo voto popular e a situação chegou ao ponto em que vemos agora. O DEM tinha em Brasília o que chamava de “vitrine” para fazer as cobranças que queria ao aliado PSDB. Com o escândalo do panetone, foi obrigado a pedir afastamento de Arruda do partido – ele, afinal, se antecipou e deixou a legenda -. Agora, tem a sua segunda chance de ter um governador, o vice Paulo Octávio, que já é, segundo os advogados, o governador de fato. Mas será o governador até a decisão do STJ sobre a intervenção.

O DEM atua com muita cautela. Divulgou nota sugerindo o afastamento de todos os filiados de cargos do governo do Distrito Federal. Isso vale para Paulo Octávio? Não, afinal, ele foi eleito na chapa de Arruda. Mas o partido já deixou claro que só o acolherá se ele fizer um limpeza profunda nos cargos e, dizem os dirigentes, nos métodos de gestão no Distrito Federal.

Dificilmente, Paulo Octávio terá tempo e autoridade para reestruturar o governo do Distrito Federal. E, asim, o DEM perde mais uma chance de tentar recuperar sua imagem. O escândalo do panetone reduziu fortemente as chances do partido nas eleições de outubro. E, assim, o partido que tentou ser o principal opositor de Lula e bater forte na defesa da ética, corre o risco de minguar ainda mais. Aquele que já foi o maior partido na Câmara, agora, pode ficar no bloco dos nanicos.E agora como vai se comportar o antigo PFL, do Ex.vice Governador Mendoça Filho que é atual presidente do partido. E o prefeito do município de Angelim, Marco Calado Continua no DEM?

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Projeto do vereador oliveira


Indicação No. 012 / 2009

Referência: Ampliação ou construção da barragem do Sítio Quati, no Município de Palmeirina.

Matéria

Indicamos à Mesa, depois de ouvido o Plenário e obedecidas as normas regimentais, que seja formulado veemente apelo ao Exmo. Governador do Estado de Pernambuco, Sr. EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, e ao Ilmo. Diretor Presidente da Companhia de Saneamento e Abastecimento do Estado de Pernambuco – COMPESA -, Eng.° JOÃO BOSCO DE ALMEIDA, no sentido de ampliar a barragem da Compesa, localizada no Sítio Quati, no Município de Palmeirina, a qual abastece a cidade de Angelim, tendo em vista que a mesma não está atendendo a demanda da sua população.

Justificativa

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores desta Casa Legislativa, a barragem - se assim podemos considerá-la – que fica localizada no vizinho Município de Palmeirina, no sítio Quati, e que serve como reservatório da Compesa para abastecimento de nossa cidade, encontra-se com capacidade de armazenamento insuficiente para atender a demanda da população angelinense, conforme fotos 01, 02, 03 e 04, em anexo, que por si só nos mostram, as dimensões da referida barragem, o que nos permite, sem sombra dúvidas, concluir que a sua capacidade de armazenamento é realmente insuficiente para atender ao aumento exponencial do número de ligações domiciliares efetuadas nos últimos anos em nossa cidade. A não-ampliação, ou até mesmo a não-construção de uma barragem com capacidade adequada à nossa realidade de consumo, comprometerá, em breve, o abastecimento em nossa cidade, o que, sem dúvida, acometerá sua população de um grave flagelo em decorrência de um colapso total no fornecimento do precioso líquido. Em face do exposto, pedimos a aprovação desta propositura por parte dos dignos Pares, assim como esperamos sensibilizar Sua Excelência o Governador do Estado, bem como os que fazem a Compesa, no sentido de tomarem a providência aqui indicada.
Sala das Reuniões, em 14 de Abril de 2009.
Esse projeto, já se encontra no gabinete do governador, e uma cópia com o presidente da compesa.

Esta imagem, nos dá uma visão da barragem que abastece Angelim.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Aniversário do PT

O partido dos trabalhadores, está fazendo 30 anos de existênçia. É um partido jovém, onde temos: um presidente da república, 11 senadores, 77 deputados federais, três deputados distritais, 109 deputados estaduais, 558 prefeitos e, lidera na quantidade de vereadores no Basil. O PT foi criado nas origens, na luta contra a ditadura militar. O PT é um partido de esquerda, democrático com uma grande força política, onde existe várias correntes internas que representa diversos pensamentos da sociedade brasileira. A importância do partido pode ser vista nos dois governo do presidente Lula, com uma grande desenvoltura administrativa superando as expectativa dos grandes doutores e ciêntistas políticos brasileiros. Lula viu a necessidade de uma política voltada pelo social, dando oportunidades aqueles que não tinham e, assim, diminuido as desigualdades. O PT vem dando sua contribuição no desenvilvimento para o Brasil.
Se o grande filósofo e pensador Karl Marx estivesse vivo, hoje ele diria que o socialismo estária pronto para acontecer no Brasil. Diante do que o presidente Lula vem realizando no País, parábenizo o jovem Partido dos Trabalhadores - PT, pelo seus trinta anos de existência. Brasil acima de tudo, abaixo de Deus.