sexta-feira, 5 de março de 2010

Sistema Adutor do Agreste Pernambucano

(Relatório de Impacto Ambiental - RIMA)

APRESENTAÇÃO

O EMPREENDIMENTO
O Sistema Adutor do Agreste Pernambucano é um empreendimento de infra-estrutura hídrica,
composto por um sistema de adutoras que ir captar água na futura barragem de Ipojuca, no Ramal do Agreste, projeto de extensão do Eixo Leste do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional (PISF), para a região do Agreste de Pernambuco.
A água tratada, produto final do empreendimento, será distribuída a 61 municípios que pertencem às bacias hidrográficas de Ipojuca, Moxotó, Ipanema, Goiana, Capibaribe, Sirinhaém, Mundaú, Una, Paraíba e Traipu. Os municípios de Itaíba, Ibirajuba e São João também serão beneficiados diretamente por este Sistema Adutor, em função da disponibilização de água de fontes locais que hoje abastecem outros municícios.
á O LICENCIAMENTO O Sistema Adutor do Agreste Pernambucano é um empreendimento do
Governo Federal do Brasil, executado através do Ministério da Integração Nacional (MI).
O empreendimento é objeto de licenciamento ambiental estadual através da Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (CPRH), conforme processo CPRH Nº
11.060/05. Inicialmente foi idealizado para todo o Ramal do Agreste Pernambucano, com Termo de Referência elaborado em janeiro de 2006 e revisado em outubro de 2006, sendo posteriormente desmembradoemdois licenciamentos. O empreendedor contratou o Consórcio das empresas CONESTOGA-ROVERS E ASSOCIADOS e ENGECORPS CORPO DE ENGENHEIROS CONSULTORES para desenvolver o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e acompanhar o processo de licenciamento do empreendimento até a emissão da Licença Prévia (LP). O EIA do Ramal do Agreste Pernambucano foi concluído em março de 2008, tendo sido protocolado na CPRH para dar seqüência ao processo de licenciamento.
Este RIMA é uma síntese do EIA do Sistema Adutor do Agreste Pernambucano, tendo sido
elaborado em linguagem mais simples, resumida e objetiva, procurando mostrar os resultados da
análise ambiental do empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário