Por: Osmar Soares
À medida que a humanidade aumenta de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em funções da tecnologia.
A tecnologia empregada evolui rapidamente com conseqüências indesejáveis que se agravam com igual rapidez. Nos últimos séculos, um modelo de civilização se impôs, trazendo industrialização, com sua forma de produção e organização de espaço. Assim, a questão ambiental na contemporaneidade pode ser percebida, então, não apenas como evento atual, mas também como parte de uma tradição ou história de longa duração. Uma pratica de historia ambiental se torna presente à medida que determina e afeta as condições ambientais da atualidade.
É nesse contexto que, em dias atuais, as sociedades passam a constatar uma deterioração na qualidade de vida. Assim, contudo, o conjunto das implicações é relevante não só à proteção da vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário