O Brasil é um dos países de maior biodiversidade no mundo. A sua flora é fabulosa e também a sua fauna. São os seguintes os biomas brasileiros
a) Biomas florestais:
Floresta Amazônica
Floresta Atlântica
Floresta de Araucária
Mata de Cocais
b) Biomas de savanas
Cerrado
c) Biomas de estepes
Caatinga
d) Biomas de campos
Pampas
e) Pantanal
a) Biomas florestais
I – Floresta Latifoliada, perenifólia, hidrófila, ombrófila mista ou Floresta Amazónica.
O relevo é constituído por terras baixas. Ao norte se destaca o maciço das Guianas, com o pico da Neblina. Ao sul o maciço Brasileiro. As áreas próximas aos rios são alagadas por ocasião das chuvas, são os iguarapés. As terras firmes não inundam nunca. Como é atravessada pela linha do equador possui um clima marcado por altas temperaturas, chuvas constantes e muita humidade. Os solos são pobres e muito porosos, o que dificulta a sustentação das árvores, que precisam do emaranhado das copas para se manterem em pé. Algumas árvores, como as castanheiras, chegam a atingir 60 metros de altura. Em função disto, é uma floresta dividida em vários andares ou sinusias. Em cada um deles há uma ecologia própria. Os rios são imensos e a fauna ictiológica é muito rica e variada. É um dos maiores reguladores climáticos do mundo, pois libera muito calor latente para a atmosfera, bem como muita umidade, devido a evapotranspiração. É ameaçada pela expansão da agropecuária em um processo já visto em outros biomas brasileiros. Nós, brasileiros, pelo visto, não aprendemos ainda com os erros cometidos no passado. Esta floresta vale muito mais em pé do que destruída, pois é reserva de imensos recursos, a maior parte deles ainda desconhecidos pela ciência.
A foto mostra uma imagem do pico da Neblina com 2.997 m, o mais alto do Brasil, no meio da floresta Amazônica.Outra foto da serra da Mantiqueira, em Resende, Rio de Janeiro. Observar a Mata Atlântica recobrindo suas vertentes.

A foto mostra uma imagem do pico da Neblina com 2997 m, o mais alto do Brasil, no meio da floresta Amazônica.

serra dos órgãos
setor da serra do Mar) e Mata Atlântica nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo

vitória régia, planta aquática nativa da floresta Amazônica com flor


queimada da floresta amazônica, crime dos brasileiros contra o Brasil e o mundo
II – Floresta Lati foliada, Perenifólia, Ombrófila, Perenifólia Mista ou Mata Atlântica
Ocorre na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o nordeste do Rio Grande do Sul. O relevo é montanhoso, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Se destacam as serras do Mar, Mantiqueira e Geral. A mata possui uma grande diversidade biológica, com com muito endemismo. Isto se deve a dois fatores: relevo muito montanhoso e grande extensão latitudinal. Estes dois fatores são responsáveis também pela compartimentação entre as áreas do nordeste, sudeste e sul do Brasil. É um dos domínios mais afetados pela destruição, já que o Brasil começou neste ambiente. O primeiro ciclo económico do país foi responsável pela quase extinção de uma árvore, o pau-brasil. Foto da serra da Mantiqueira, com mata Atlântica na parte baixa e neve na parte alta. Região de Itatiaia, estado do Rio de Janeiro
A mata Atlântica possui muitas espécies de árvores valiosas como o pau ferro, jatobá, jequitibá, cedro, embaúba, xaxim (uma samambaia), além do pau-brasil, já citado.

A Floresta da Tijuca é uma das primeiras iniciativas no mundo de recuperação ambiental. Por ordem do imperador D. Pedro II a área do maciço da Tijuca foi todo recuperado com a mata original.
(Autor Rodolfo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário