quarta-feira, 31 de março de 2010

A Vegetação Brasileira

O Brasil é um dos países de maior biodiversidade no mundo. A sua flora é fabulosa e também a sua fauna. São os seguintes os biomas brasileiros

a) Biomas florestais:

Floresta Amazônica

Floresta Atlântica

Floresta de Araucária

Mata de Cocais

b) Biomas de savanas

Cerrado

c) Biomas de estepes

Caatinga

d) Biomas de campos

Pampas

e) Pantanal

a) Biomas florestais

I – Floresta Latifoliada, perenifólia, hidrófila, ombrófila mista ou Floresta Amazónica.

O relevo é constituído por terras baixas. Ao norte se destaca o maciço das Guianas, com o pico da Neblina. Ao sul o maciço Brasileiro. As áreas próximas aos rios são alagadas por ocasião das chuvas, são os iguarapés. As terras firmes não inundam nunca. Como é atravessada pela linha do equador possui um clima marcado por altas temperaturas, chuvas constantes e muita humidade. Os solos são pobres e muito porosos, o que dificulta a sustentação das árvores, que precisam do emaranhado das copas para se manterem em pé. Algumas árvores, como as castanheiras, chegam a atingir 60 metros de altura. Em função disto, é uma floresta dividida em vários andares ou sinusias. Em cada um deles há uma ecologia própria. Os rios são imensos e a fauna ictiológica é muito rica e variada. É um dos maiores reguladores climáticos do mundo, pois libera muito calor latente para a atmosfera, bem como muita umidade, devido a evapotranspiração. É ameaçada pela expansão da agropecuária em um processo já visto em outros biomas brasileiros. Nós, brasileiros, pelo visto, não aprendemos ainda com os erros cometidos no passado. Esta floresta vale muito mais em pé do que destruída, pois é reserva de imensos recursos, a maior parte deles ainda desconhecidos pela ciência.

A foto mostra uma imagem do pico da Neblina com 2.997 m, o mais alto do Brasil, no meio da floresta Amazônica.



Outra foto da serra da Mantiqueira, em Resende, Rio de Janeiro. Observar a Mata Atlântica recobrindo suas vertentes.



A foto mostra uma imagem do pico da Neblina com 2997 m, o mais alto do Brasil, no meio da floresta Amazônica.


serra dos órgãos
setor da serra do Mar) e Mata Atlântica nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo

vitória régia, planta aquática nativa da floresta Amazônica com flor
onça pintada, o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo. Maiores do que a onça apenas o tigre asiático e o leão africano


queimada da floresta amazônica, crime dos brasileiros contra o Brasil e o mundo

II – Floresta Lati foliada, Perenifólia, Ombrófila, Perenifólia Mista ou Mata Atlântica

Ocorre na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o nordeste do Rio Grande do Sul. O relevo é montanhoso, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Se destacam as serras do Mar, Mantiqueira e Geral. A mata possui uma grande diversidade biológica, com com muito endemismo. Isto se deve a dois fatores: relevo muito montanhoso e grande extensão latitudinal. Estes dois fatores são responsáveis também pela compartimentação entre as áreas do nordeste, sudeste e sul do Brasil. É um dos domínios mais afetados pela destruição, já que o Brasil começou neste ambiente. O primeiro ciclo económico do país foi responsável pela quase extinção de uma árvore, o pau-brasil.

Foto da serra da Mantiqueira, com mata Atlântica na parte baixa e neve na parte alta. Região de Itatiaia, estado do Rio de Janeiro

A mata Atlântica possui muitas espécies de árvores valiosas como o pau ferro, jatobá, jequitibá, cedro, embaúba, xaxim (uma samambaia), além do pau-brasil, já citado.

exemplar de pau Brasil com 600 anos, tendo escapado de ser derrubado

A Floresta da Tijuca é uma das primeiras iniciativas no mundo de recuperação ambiental. Por ordem do imperador D. Pedro II a área do maciço da Tijuca foi todo recuperado com a mata original.

(Autor Rodolfo)



terça-feira, 16 de março de 2010

A bastecimento d´agua para o bairro Nova aliança (Invasão)

Requerimento No. 06 / 2009

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Angelim.

Indicamos à Mesa, depois de ouvido o Plenário e obedecidas as normas regimentais, que seja enviado ao Prefeito do Município, MARCO ANTONIO LEAL CALADO, cópia do presente requerimento no sentido de que seja enviado com a máxima urgência para o escritório Regional da COMPESA em Garanhuns, o Projeto de Topografia do Bairro Nova Aliança, incluindo as casas construídas pela Caixa Econômica Federal.

Justificativa

A iniciativa do presente requerimento destina-se a atender solicitação da Gerência Regional da Compesa/Garanhuns, tendo em vista que as obras de ramificação de distribuição de água para as residências daquele Bairro depende exclusivamente do levantamento topográfico daquela localidade. Diante de tal relevância pública, esperamos que o Prefeito Municipal atenda o presente pleito com a devida celeridade.
Em razão do exposto, pedimos o apoio dos nobres Pares para a aprovação desta proposição.

Sala das Reuniões, em 24 de novembro de 2009.

Severino José de Oliveira
Vereador

domingo, 7 de março de 2010

A verdadeira Oposição

(José Fernando)

As forças de esquerdas terão uma tarefa gigantesca nas eleições de outubro, será a de derrotar o maior partido de oposição ao governo Lula. Não estou falando do PSDB e nem do DEM, mas sim do PIG (Partido da Imprensa Golpista), é isso mesmo que você leu; caso nunca tenha ouvido falar é melhor você começar a se interessar pelo assunto. Pois, esse partido tem uma influência muito grande em sua vida. Ele faz você gosta do Big Brother, determina a música do momento, a da moda, convoca a seleção brasileira e quer agora determinar quem será o presidente do Brasil nos próximo quatro anos.
O grande filósofo italiano Gramsci disse: “que quando a direita esta fraca ela transforma a imprensa em partido” e o Brasil está assistindo e essa previsão. Mais do que nunca, a imprensa está fazendo o papel da oposição já que a mesma está sem discurso, pois não pode criticar um governo que é aclamado pela a grande maioria da população, como o melhor governo da história desse país. A imprensa tentar impedir que o presidente Lula faça sua sucessora, mas parece que não está surtindo efeito a tática combinada entre a imprensa (oposição de fato) e os partidos de oposição (oposição de direito). Pois, o povo já tem acesso a outras fontes de informação como a internet o que lhe permite confrontar às informações e assim diferenciar o que é fato e que é mentira.
A elite desse país não se apercebeu que as coisas mudaram que os formadores de opinião também mudaram, mas continuam com suas tentativas de manipular a opinião pública. Contudo, como todos nós já sabemos, a grande mídia escolheu de que lado irá ficar na disputa das próximas eleições, aliando-se ao PSDB na tentativa desesperada de eleger José Serra, o que parece não será nada fácil já que esse candidato não consegue sair da média de 30% a mais de três anos (veja o gráfico abaixo).

FONTE: Data Folha.

Percebe-se que a candidata, Dilma, do presidente Lula só tem crescido enquanto o José Serra está estaguinado, mas infelizmente a imprensa continua a manipular na tentativa de fazer com que seu candidato se consolide e cresça nas pesquisas.
Mídia “podre” do Brasil virá com gosto de sangue na boca, tentará associar Dilma a qualquer ato imundo da política, já fizeram isso ao tentar forjar uma ficha política falsa da Dilma, atribuindo-lhe participação pessoal nas ações de suposto seqüestro do então ministro Delfin Neto, mas logo a farsa foi desmascarada. (Veja a farsa da Folha de São Paulo)

FONTE: Folha de São Paulo.

Então, companheiros é hora de ficarmos vigilante quanto às manipulações midiáticas, pois serão muitas até as eleições.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sistema Adutor do Agreste Pernambucano

(Relatório de Impacto Ambiental - RIMA)

APRESENTAÇÃO

O EMPREENDIMENTO
O Sistema Adutor do Agreste Pernambucano é um empreendimento de infra-estrutura hídrica,
composto por um sistema de adutoras que ir captar água na futura barragem de Ipojuca, no Ramal do Agreste, projeto de extensão do Eixo Leste do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional (PISF), para a região do Agreste de Pernambuco.
A água tratada, produto final do empreendimento, será distribuída a 61 municípios que pertencem às bacias hidrográficas de Ipojuca, Moxotó, Ipanema, Goiana, Capibaribe, Sirinhaém, Mundaú, Una, Paraíba e Traipu. Os municípios de Itaíba, Ibirajuba e São João também serão beneficiados diretamente por este Sistema Adutor, em função da disponibilização de água de fontes locais que hoje abastecem outros municícios.
á O LICENCIAMENTO O Sistema Adutor do Agreste Pernambucano é um empreendimento do
Governo Federal do Brasil, executado através do Ministério da Integração Nacional (MI).
O empreendimento é objeto de licenciamento ambiental estadual através da Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (CPRH), conforme processo CPRH Nº
11.060/05. Inicialmente foi idealizado para todo o Ramal do Agreste Pernambucano, com Termo de Referência elaborado em janeiro de 2006 e revisado em outubro de 2006, sendo posteriormente desmembradoemdois licenciamentos. O empreendedor contratou o Consórcio das empresas CONESTOGA-ROVERS E ASSOCIADOS e ENGECORPS CORPO DE ENGENHEIROS CONSULTORES para desenvolver o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e acompanhar o processo de licenciamento do empreendimento até a emissão da Licença Prévia (LP). O EIA do Ramal do Agreste Pernambucano foi concluído em março de 2008, tendo sido protocolado na CPRH para dar seqüência ao processo de licenciamento.
Este RIMA é uma síntese do EIA do Sistema Adutor do Agreste Pernambucano, tendo sido
elaborado em linguagem mais simples, resumida e objetiva, procurando mostrar os resultados da
análise ambiental do empreendimento.

terça-feira, 2 de março de 2010

Angelim Pede Socorro!


Angelim, é privilegiada por suas riqueza naturais e ambientais. Angelim é conhecida geograficamente por estar entre duas Bacias geográfica: a Bacia do mundaú e a Bacia do canhoto. Você sabia? Que o nosso município é o único do agreste meridional que tem uma área de matas preservada. "...A mata tem biomas apropriadas da região. Com um pouco mais de 10 mil espécie dentre: aves, animas e insectos. " Com uma área de 100 equitare de mata é, uma reserva particular localizado na propriedade do Sr. Renan.

Atenção:

Essa área que acabo de descrever, está ameaçada. Por não ser uma área protegida pelo (IBAMA), está vêm sendo explorada, por caçadores e outros exploradores. A preocupação é que a mata verde que fica ao lado que também têm sua área de preservação, conhecido por (tamboril)este já vêm sofrendo danos como; desmatamento e outros tipo de exploração como da caça. Eu gostaria de fazer apelos as autoridades, políticos e não políticos, Cidadãos comuns, professores, alunos etc. Para que todos juntos nos sensibilizamos e conscientizássemos com o pouco que nos resta.



armadilha para pegar tatu.