sexta-feira, 24 de maio de 2013

PENSE ANTES DE PASSAR CARLOS BRICKMANN A boataria do Bolsa-Família exige investigação minuciosa, embora seja difícil achar a origem de boatos. Mas outro aspecto merece destaque: boa parte da população é vulnerável a rumores, mesmo absurdos. Há anos circula na Internet o boato da demissão de Alexandre Garcia, por ter feito no ar um discurso contra o Governo; e o boato ainda circula, embora Garcia apareça todos os dias na TV. Outro boato é sobre a rejeição ('ontem') da Lei da Ficha Limpa - que foi aprovada há anos e já é aplicada nas eleições. Há ainda um Livro Proibido contra Lula - proibido, embora esteja na Internet, tenha sido editado em papel e seja fácil de achar no mercado. São bobagens; mas o caso da Bolsa-Família não é bobagem e poderia ter causado até mortes. Não dá para acreditar em tudo que se diz. Postado por ANGELIM.COM às 06:21:00

domingo, 14 de abril de 2013

Solenidade marca entrega da Arena Pernambuco

Com mais de 100 jornalistas credenciados e a presença de muitas autoridades políticas, como o Governador do Estado, Eduardo Campos, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, foi realizada na manhã deste domingo (14), a solenidade de entrega da Arena Pernambuco pela Odebrecht, responsável pela construção do empreendimento. No entanto, alguns retoques ainda vão ser dados no estádio, sobretudo na parte exterior, até a sua inauguração, em maio.Na parte interna, a Arena está apta a receber jogos. As demarcações já foram feitas no gramado, assim como as barras e as redes foram colocadas. Os bancos de reservas, vestiários, zona mista, espaço para aquecimento dos jogadores e espaço vip também estão pontos. Dois telões de alta resolução também já foram instalados, ao lado de cada uma das barras. A partir do próximo domingo (21 de abril), as pessoas vão poder conhecer toda esta estrutura. As visitas guiadas estão sendo coordenadas pela Secretaria Estadual da Copa, Secopa-PE. os interessados devem se cadastrar pelo email: visita@secopa.pe.gov.br."É com muita alegria que recebemos este equipamennto, que muitos duvidavam que não ficaria pronto em tempo de receber jogos da Copa das Confederações. Mas a resposta foi dada e teremos praticamente um mês para fazer os ajustes e correções necessários", declarou o Governador Eduardo Campos. Após a solenidade desta manhã, uma comissão do Governo estadual vai checar a obra por completo. Os possíveis ajustes serão realizados até os dois jogos programados para o próximo mês. O primeiro, no dia 14 de maio, entre os operários que participaram da construção da Arena, e o segundo, dia 22 de maio, envolvendo equipes profissionais. O Náutico estará presente, mas o adversário anida não está definido. A Arena será entregue à Fifa no dia 24 de maio para a Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho. O estádio vai receber três jogos: Espanha x Uruguai (16 de junho), Itália x Japão (19 de junho) e Uruguai x Taiti (23 de junho). FONTE: (JC)

quinta-feira, 11 de abril de 2013

SUSTO NA ESCOLA MIGUEL CALADO BORBA EM ANGELIM - PE

Quem não se lembra do massacre na escola de realengo no Rio de janeiro, quando Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira e atirou em 20 meninas e 4 meninos. Hoje, 11 de Abril de 2013, foi a vez de uma garota de tentar invadir a na Escola Miguel Calado Borba no município de Angelim-PE. Quando uma garota de cor branca, idade aparentando entre 25 e 30 anos,em estado psíquico afetado, apresentando sinais como se estivesse sobre efeitos de drogadas. Tentou Invadir a Escola Miguel Calado Borba, na cidade de Angelim. segundo os alunos da Escola,a garota trazia consigo em uma das mãos uma FACA PEIXEIRA. A policia Militar foi acionada e consegui chegar a tempo. diante dos fatos contados os policiais algemarão a jovem, colocaram na ambulância e conduzirão para Garanhuns. Os policiais não encontrarão nenhum objeto,ou, até mesmo faca como comentaram alguns alunos, apenas a garota estava descontrolada e querendo invadir a escola. Alguns crianças entraram em desespero muitas delas estão com muito medo de retornarem a Escola. Segundo uma ex. aluna da Escola Miguel Calado, disse que essa sena já esta virando rotina, falou que: quando estudava na 5º série, em 2011, entro um adolescente armado com um revolver, atravessou todo o pátio da Escola, saltou o muro e conseguiu fugir da policia que o perseguia, naquela época conta a adolescente, que , seus colegas passaram muitos dias pensando naquela sena. Pergunto até quando o sistema de segurança nas Escolas vai funcionar? Divulguem este texto, para que ele sirva de alerta aos governantes, Estaduais e municipais para que não venha se repetir em nosso país outras tragédias como a de realengo no Rio de Janeiro.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Ex-prefeito de Rondônia e mais quatro pessoas são presas em operação nacional contra corrupção

Alex Rodrigues Da Agência Brasil Brasília - Em Rondônia, a Operação Nacional Contra a Corrupção -- deflagrada hoje (9) em 12 estados brasileiros -- resultou na prisão do ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), do candidato a prefeito derrotado nas últimas eleições, Mário Sérgio e de mais três pessoas, entre elas um empresário. Sobrinho, que deixou o cargo no final de 2012, é acusado pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) de chefiar um esquema de desvio de recursos da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) durante o período em que a autarquia era presidida por Sérgio. Vinte pessoas também são suspeitas de envolvimento com o esquema. Uma delas é o ex-diretor financeiro da Emdur, Wilson Gomes Lopes, preso na manhã de hoje. No estado, a operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual com apoio do Tribunal de Contas Estadual e das polícias Civil e Militar recebeu o nome de 'Luminus', numa alusão à destinação dos recursos, que seriam usados na iluminação das ruas de Porto Velho. Segundo o MP-RO, as licitações públicas feitas pela Emdur entre 2006 e 2012 eram quase sempre vencidas pelo mesmo grupo de empresas e empresários 'iluminados'. No estado, cerca de 90 policiais civis e militares cumprem mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além dos de bloqueio de bens e afastamento de funções públicas, expedidos pelo Tribunal de Justiça Estadual.FONTE; (MSN NOTICIA)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

NASA quer colocar asteróide na órbita da Lua

Washington – A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) pretende transportar um asteróide para a Lua, com o fim de criar uma estação permanente. A NASA planeia transportar um asteróide de 500 toneladas até à órbita da Lua, com o fim de criar uma estação permanentemente tripulada no local, que irá proceder a investigação tecnológica para encontrar formas de o ser humano ir até Marte. A medida terá ainda que ser aprovada no Parlamento norte-americano, sendo que uma proposta de investimento vai ser votada esta quarta-feira, 10 de Abril. Para a realização do projecto será necessário um investimento no valor de 100 milhões de dólares. (c) PNN Portuguese News Network FONTE(JORNAL DIGITAL)

Síria: Atentado em Damasco provoca 15 mortos

Damasco – Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas esta segunda-feira, 8 de Abril, na sequência de um atentado no centro de Damasco, capital da Síria. De acordo com a imprensa internacional, um veículo armadilhado explodiu no principal bairro comercial de Damasco, nas imediações da sede do Banco Central da Síria e de uma escola. O ataque, que danificou dezenas de viaturas e edifícios, ainda não foi reivindicado. Os últimos dados das Nações Unidas indicam que desde o início dos conflitos entre rebeldes e tropas do Presidente Baschar al-Assad, em Março de 2011, morreram mais de 70 mil pessoas na Síria. A guerra civil já originou cerca de quatro milhões de deslocados. (c) PNN Portuguese News Network ( JORNAL DIGITAL)

União Europeia: Um milhão de desempregados nos últimos seis meses

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelou esta segunda-feira, 8 de Abril, que, nos últimos seis meses, o número de desempregados na União Europeia aumentou em um milhão. A OIT indica que este acréscimo deve-se à deterioração das condições de trabalho na Europa, considerando que não existem «sinais de melhoria», após se ter verificado um abrandamento dos níveis de desemprego no período 2010-2011. De acordo com a organização, desde o início da crise financeira, em 2007, mais 10 milhões de pessoas em idade activa foram colocadas fora do mercado laboral, sendo os jovens e trabalhadores menos qualificados os mais atingidos pelo desemprego. Em relação aos países mais afectados pelo decréscimo no número de cidadãos empregados, a OIT refere que são os Estados-membros com dificuldades económicas, nomeadamente a Grécia, Espanha, Chipre e Portugal. Em contrapartida, a Áustria, Alemanha, Hungria, Luxemburgo e Malta têm taxas de emprego superiores às de 2007. Actualmente, cerca de 26 milhões de pessoas estão desempregadas na União Europeia. A Organização Internacional do Trabalho insiste na urgência de alterar as presentes políticas de austeridade, com vista a diminuir este número. (c) PNN Portuguese News Network FONTE(JORNAL DIGITAL)

domingo, 7 de abril de 2013

Crianças de 4 anos devem ser matriculadas na pré-escola pelos responsáveis, segundo nova lei

Crianças de 4 anos devem ser matriculadas na pré-escola pelos pais ou responsáveis, segundo redação da Lei 12.796, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5), que alterou partes do texto da Lei 9.394 de 1996, responsável por estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional. A nova lei reuni e atualiza as emendas publicadas nos últimos 17 anos. (Foto: Organização/morguefile.com/archive) Na educação infantil, as crianças são estimuladas por meio de atividades lúdicas e jogos a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. Relacionado TCU cobra MEC por alta evasão e falta de professores no ensino profissionalizante Número de escolas de tempo integral tem crescido após direções do Plano Nacional de Educação Isadora Faber denuncia falta de vigilância eletrônica em sua escola em SC Escolas britânicas afastam 3 mil alunos por ano por conduta sexual imprópria A versão anterior dizia que a obrigatoriedade de matrícula era a partir dos 6 anos. No entanto, desde 2009, uma emenda constitucional tornou obrigatório ao governo oferecer educação básica e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade. Foi preciso então acrescentar o dever dos pais e responsáveis de matricular os filhos de 4 e 5 anos. Estados e municípios têm até 2016 para garantir a oferta a todas as crianças a partir dos 4 anos. A nova lei estabelece as regras para a educação infantil. A educação básica fica dividida entre pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. O currículo da educação infantil deverá ter uma base nacional comum que respeita as diversidades culturais de cada região. Isto já valia para o ensino fundamental e o ensino médio. O texto inclui a "a diversidade étnico-racial" entre as bases nas quais o ensino será ministrado. A carga horária prevista para os alunos de 4 e 5 anos é de 800 horas por ano, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional. O atendimento à criança deve ser de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial e de 7 horas para a jornada integral. Para avaliar os alunos da pré-escola, recomenda-se que o professor faça um registro do acompanhamento do desenvolvimento de cada criança, “sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”. E a pré-escola deve fazer um controle de frequência destas crianças, exigindo presença de 60% do total de horas. Curta-nos no Facebook O novo texto ainda compreende que é dever do governo assegurar oferta gratuita para todos os que não tiveram acesso à educação na idade adequada. A Lei 12.796 garante também educação gratuita para aqueles “com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” em todos os níveis e, de preferência, na rede regular e pública de ensino.Para ler a lei, acesse o Diário Oficial da União. FONTE(Maria Carolina Caiafa | Correspondente do The Christian Post)

sábado, 6 de abril de 2013

Blog do Vereador Oliveira PT Angelim: O EX. PRESIDENTE LULA NA LUTA PELA REELEIÇÃO DA PR...

Blog do Vereador Oliveira PT Angelim: O EX. PRESIDENTE LULA NA LUTA PELA REELEIÇÃO DA PR...: Ex-presidente ainda afirmou que não vai pedir para o governador abortar sua candidatura (Foto: Reprodução/Internet) Em entrevista pu...

Ato com Lula e Dilma no Recife

Embora o PT de Pernambuco esteja dividido desde a pré-campanha das eleições municipais de 2012, o Estado foi escolhido para receber o evento que fechará as comemorações de 10 anos do partido no comando do governo federal, em julho. O motivo da opção é claro, apesar de nenhum petista declarar: Pernambuco é o principal reduto eleitoral do governador Eduardo Campos (PSB), que ameaça lançar-se candidato ao Palácio do Planalto, em uma disputa direta com a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). LEIA TAMBÉM PT começa a juntar cacos e discutir 2014 Procuradoria investiga envolvimento de Lula no mensalão A festa ainda não tem data nem local definidos pela Direção Nacional, mas foi confirmada pelo Coordenador Nacional de Esporte e Lazer do PT, Eduardo Granja, também secretário de Habitação do Recife, em entrevista à Rádio JC/CBN. De acordo com ele, a organização articula a vinda da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula ao evento. Comemorações estão sendo realizadas desde fevereiro em 13 cidades, nenhuma delas pernambucanas. A tensão no PT local deve-se ao rompimento na relação de duas lideranças: o deputado federal João Paulo e o ex-prefeito do Recife João da Costa. O motivo nunca foi detalhado. No mês passado, a direção local promoveu um evento de comemoração dos 10 anos do PT no governo federal, que acabou em bate-boca e até em um início de briga. Militantes ligados a João da Costa reclamaram que ele não foi convidado para compor a mesa de autoridades e o clima esquentou. fonte;(JC)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Caixa Econômica abre concurso com 72 vagas e cadastro reserva para todo Brasil

Com objetivo de preencher 72 vagas e formar cadastro reserva, por todo o Brasil, a Caixa Econômica Federal abre, nesta quinta-feira (28), as inscrições para concurso público. As vagas e cadastro são para os cargos de médico do trabalho e engenheiro civil. Relacionado MEC autoriza 150 vagas para professor em 18 universidades Banco Central tem concurso autorizado para 515 vagas MPU abre concurso com 147 vagas Banco do Brasil divulga edital com inscrição para concurso em seis estados As inscrições poderão ser realizadas pela internet no site www.concursosfcc.com.br até as 14h do dia 19 de abril. A taxa de inscrição custa R$ 140,00 (engenheiro) e R$ 97,00 (médico do trabalho). No ato da inscrição, o candidato deve optar por um polo onde deseja trabalha, que automaticamente estará vinculado ao macropolo que é cidade de realização da prova. A remuneração para o cargo de médico será de R$ 4.158,00 com carga horária de trabalho de 20 horas semanais. Já para engenheiro será de R$ 8.315,00 com carga horária de trabalho de 40 horas semanais. Entre os requisitos para ocupar a vaga de médico, o candidato deve ser graduado em medicina e ter o registro no Conselho de Medicina, ter o certificado de conclusão de curso de especialização em medicina do trabalho. Para engenheiro o candidato deve ter cursado graduação de nível superior em engenharia civil e ter o registro no respectivo conselho de classe. Os candidatos serão avaliados em três etapas: avaliação de conhecimentos gerais e específicos, mediante a aplicação de provas objetivas e de provas discursivas, avaliação de títulos e exames médicos. As provas objetivas e discursivas estão previstas para serem aplicadas no dia 19 de maio, no período da manhã. As cidades onde os candidatos poderão optar para realizar as provas são: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Vitória, Rio de Janeiro, Goiânia, Cuiabá, São Paulo, Campinas, Florianópolis, Manaus, Bauru e Fortaleza. FONTE(The Christian PosT) Mais informações podem ser acessadas no edital http://www.concursosfcc.com.br/concursos/caixa112/edital_abertura.pdf

domingo, 31 de março de 2013

DIRETÓRIO DO PT, ANGELIM - PE


Companheiros e companheiras 

"Segue texto divulgado hoje pela Liderança do PT na Câmara" 

' DIREITOS HUMANOS, BANDEIRA HISTÓRICA DO PT -  Num momento em que forças de direita e de “esquerda” tentam intrigar o Partido dos Trabalhadores  com a opinião pública, em razão dos episódios recentes relacionados à Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, cabe esclarecer que desde sempre o partido empunhou a bandeira de defesa das minorias e dos setores marginalizados da sociedade.  Ao longo dos 18 anos de existência da CDHM, o PT a presidiu por treze vezes, mas isto não significa monopólio do assunto. Neste ano, o PT optou por escolher outras comissões (Comissão de Constituição e Justiça; Relações Exteriores e Defesa; e Seguridade Social e Família), igualmente importantes e onde são debatidos temas estratégicos, de interesse de toda a população brasileira. O caso da CDHM, entretanto, despertou questionamentos  ilegítimos a respeito da conduta da bancada. Omite-se, por exemplo, que outros partidos poderiam ter escolhido o comando da comissão. Omite-se que um partido de oposição – o PSDB - abriu mão de suas vagas para o partido que passou a ter maioria no colegiado.  A CDHM foi criada em 1995. Nestes 18 anos, apenas quatro partidos a presidiram: PT (13), PDT (3), PCdoB e PPB (atual PP). Em tempo: a divisão das 21 comissões permanentes da Câmara é feita proporcionalmente ao tamanho das bancadas dos partidos. No rateio, PT e PMDB comandarão três comissões, cada um, em 2013. PSDB, PSD, PP e PR ficam com dois colegiados cada, enquanto PDT, PSC, PTB, PV/PPS (bloco), DEM, PSB e PCdoB presidirão uma comissão. A ordem de escolha também segue o critério das maiores bancadas. E os partidos “nanicos” (PSol e outros) não têm direito a presidir comissões permanentes' 
Manterei vocês informados(as) da evolução do assunto na Câmara.

Grato

Pedro Eugênio
Presidente PT - PE "

Companheiros e companheiras 

"Segue texto divulgado hoje pela Liderança do PT na Câmara" 


' DIREITOS HUMANOS, BANDEIRA HISTÓRICA DO PT -  Num momento em que forças de direita e de “esquerda” tentam intrigar o Partido dos Trabalhadores  com a opinião pública, em razão dos episódios recentes relacionados à Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, cabe esclarecer que desde sempre o partido empunhou a bandeira de defesa das minorias e dos setores marginalizados da sociedade.  Ao longo dos 18 anos de existência da CDHM, o PT a presidiu por treze vezes, mas isto não significa monopólio do assunto. Neste ano, o PT optou por escolher outras comissões (Comissão de Constituição e Justiça; Relações Exteriores e Defesa; e Seguridade Social e Família), igualmente importantes e onde são debatidos temas estratégicos, de interesse de toda a população brasileira. O caso da CDHM, entretanto, despertou questionamentos  ilegítimos a respeito da conduta da bancada. Omite-se, por exemplo, que outros partidos poderiam ter escolhido o comando da comissão. Omite-se que um partido de oposição – o PSDB - abriu mão de suas vagas para o partido que passou a ter maioria no colegiado.  A CDHM foi criada em 1995. Nestes 18 anos, apenas quatro partidos a presidiram: PT (13), PDT (3), PCdoB e PPB (atual PP). Em tempo: a divisão das 21 comissões permanentes da Câmara é feita proporcionalmente ao tamanho das bancadas dos partidos. No rateio, PT e PMDB comandarão três comissões, cada um, em 2013. PSDB, PSD, PP e PR ficam com dois colegiados cada, enquanto PDT, PSC, PTB, PV/PPS (bloco), DEM, PSB e PCdoB presidirão uma comissão. A ordem de escolha também segue o critério das maiores bancadas. E os partidos “nanicos” (PSol e outros) não têm direito a presidir comissões permanentes' 

Manterei vocês informados(as) da evolução do assunto na Câmara.

Grato

Pedro Eugênio
Presidente PT - PE "

O USO DO AGROTÓXICO NO BRASIL


O Brasil, como é sabido, alcançou em 2009 o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos, embora não sejamos, como também é sabido, o principal produtor agrícola mundial.
As indústrias produtoras dos chamados “defensivos agrícolas” – aliás uma expressão eufemística, que escamoteia o verdadeiro significado daquilo que produzem: veneno – tiveram, segundo o Anuário do Agronegócio 2010 (Globo Rural, 2010), uma receita líquida de cerca de 15 bilhões de reais.
Deste total, 92% foram controlados por empresas de capital estrangeiro: Syngenta (Suiça), Dupont (Estados Unidos), Dow Chemical (Estados Unidos), Bayer (Alemanha), Novartis (Suiça), Basf (Alemanha) e Milenia (Holanda/Israel), apresentadas na seqüência por receita líquida obtida. Vale mencionar que nestes dados não estão incluídos as informações da receita da Monsanto - fabricante do glifosato “round up”, herbicida vendido em larga escala no Brasil e popularmente conhecido como “mata-mato”, o que nos permite afirmar que este número é sem dúvida muito maior.
A Syngenta, por exemplo, que ocupa o primeiro lugar no rankeamento do setor, está instalada em 90 países, com cerca de 24 mil funcionários, dos quais, 4 mil no Brasil. Nos últimos cinco anos sua receita, em dólares, triplicou no país. (Anuário do Agronegócio, Globo Rural, 2010).
2
Estas pequenas informações dão indícios do que significa, atualmente, a internacionalização da agricultura. A agricultura brasileira é, sem dúvida, monopolizada pelo capital internacional.
Se analisarmos o consumo de agrotóxicos pelas pequenas propriedades, de acordo com o Censo Agropecuário de 2006 (IBGE), verificaremos que dentre aquelas que têm entre 0 e 10 hectares, 23,7% utilizaram agrotóxicos e 2,9%, embora não tivessem utilizado no ano do Censo, costumam utilizar. Isto significa que dentre as menores propriedades do Brasil, 27% lançam mão do uso de agrotóxicos.
Já entre as propriedades que têm entre 10 a 100 hectares, a porcentagem daquelas que utilizaram agrotóxicos no ano do Censo alcançou 33,2%, se consideradas aquelas que utilizam, mas não utilizaram no ano do Censo, este número chega a 36%.
Estes dados são extremamente reveladores de um intenso processo de subordinação da renda da terra camponesa ao capital monopolista: mais de 1/3 das pequenas propriedades no Brasil utilizam venenos. Neste sentido, toda vez que o camponês destina parte de sua renda à compra de insumos químicos, sejam eles agrotóxicos ou fertilizantes, esta renda é apropriada pelo capital industrial internacional e, sobretudo, monopolista.
A expressão monopólio, neste caso, aparece mais vívida do que nunca: Estados Unidos, Suíça e Alemanha, juntos, através de suas empresas, controlam 70% da venda de agrotóxicos no Brasil.
Capital oligopolista e agricultura
O monopólio exercido pelas transnacionais do setor agroquímico é uma expressão clara da grande e, poderíamos dizer, específica forma do capital se reproduzir na agricultura.
Seria de se supor que do mesmo modo que há produção capitalista típica na indústria – através do trabalho assalariado e, portanto, extração da mais-valia – este movimento também ocorreria na agricultura. Mas, a grande realidade é que nem toda a produção no campo se dá desta forma. Aliás, ao contrário, uma vez que cerca de 60 a 70% daquilo que se consome cotidianamente no Brasil é produzido em pequenas propriedades.
Há dois elementos fundamentais na agricultura que a difere da indústria. O primeiro é o tempo da natureza; o tempo da natureza não permite que o capital se reproduza ampliadamente na velocidade em que acontece na indústria. Isto porque os vegetais têm o tempo do seu ciclo de vida, o que impede que sejam produzidos na velocidade da produção industrial, mesmo que se tente encurtar este ciclo via biotecnologia.
O segundo elemento é o fato de termos – historicamente – o campesinato produzindo grande parte de nossos alimentos. Como o campesinato é uma classe social que tem uma ligação com a terra que vai além da questão econômica, ou seja, o camponês permanece na terra até o limite de sua sobrevivência, porque seu objetivo é viver e não o lucro, isto significa que a disputa do capital com este tipo de sujeito é dificílima, porque a lógica do capital é a lógica do lucro – se não há lucro – não há produção capitalista. (OLIVEIRA, A.U., 1991; TAVARES DOS SANTOS, 1978)
Neste sentido, o capital produz na agricultura, em cultivos que permitem serem feitos em larga escala e, de preferência, mecanizadamente, ou seja, naqueles que demandam o mínimo de trabalho humano.
3
Entretanto, há uma forma específica do capital se apropriar da agricultura que, aliás, é a sua grande forma de lucrar no campo. Esta especificidade da reprodução do capitalismo vinculado à agricultura se dá de forma indireta. Ou seja, as grandes indústrias voltadas para a agricultura não precisam produzir diretamente no campo, mas encontram formas de subordinar a produção no campo.
A reprodução do capitalismo no campo se dá através da subordinação da renda da terra (seja ela camponesa ou não) ao capital. Esta apropriação da renda da terra é realizada quando se utiliza um insumo industrializado para produzir.
Com o advento dos transgênicos, esta subordinação fica “selada” em todas as suas pontas. Desde as sementes, passando pelos fertilizantes e chegando, finalmente, ao veneno “adequado” à semente comprada.
Considerando que o Brasil consome 84% dos agrotóxicos vendidos à América Latina (PELAEZ) – e, considerando ainda que o setor de agroquímicos está oligopolizado por 6 grandes marcas, a saber: Monsanto, Syngenta/Astra Zeneca/Novartis, Bayer, Dupont, Basf e Dow – o que temos é um grave processo de subordinação da renda da terra ao capital internacional, melhor diríamos, ao capital oligopolista internacional.
Os diagramas apresentados a seguir, elaborados pelo Prof. Victor Pelaez da UFPR, elucidam de forma inequívoca a estrutura oligopolista da atuação das indústrias produtoras de agrotóxico no Brasil:
.

IPI Reduzido mantém produção e emprego, diz Anfavea


A prorrogação da alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis até 2014, anunciada na noite deste sábado (30) pelo Ministério da Fazenda, ajuda a manter os níveis de produção e de emprego no setor automotivo, avaliou neste domingo (31) o diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ademar Cantero. "Mantendo os níveis de vendas, você automaticamente está assegurando níveis de produção e, consequentemente, níveis de emprego", afirmou. De acordo com Cantero, o efeito da medida sobre o mercado é "muito positivo".
"A indústria automobilística representa 5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O efeito econômico social desse mercado é muito importante na economia. Nós saudamos a medida", afirmou Cantero. 
A questão do incentivo fiscal foi levada ao Ministério da Fazenda pelas associações como um dos temas tratados em reuniões com o governo. "Evidentemente, nós temos muitos encontros com o governo em função dos nossos temas. Esse tema da possibilidade de prorrogar o IPI nós discutimos com o governo, que, considerando o efeito disso na economia, decidiu prorrogá-lo."

O setor automotivo já contratou, em janeiro e fevereiro deste ano, 1.819 trabalhadores, segundo a Anfavea. Reportagem publicada na edição de ontem do jornal O Estado de S. Paulo mostra que a indústria automobilística, com 131,7 mil trabalhadores, está perto de atingir seu recorde histórico em número de funcionários (133,6 mil em fins de 1980).

A partir de abril, a alíquota de IPI sobre veículos subiria novamente - após uma primeira rodada de aumento no início do ano - e, em julho, retornaria à alíquota original. Os veículos flex e a gasolina de até 1.000 cilindradas, por exemplo, teriam a partir de segunda-feira as alíquotas majoradas de 2% para 3,5%. O governo, no entanto, decidiu manter o imposto em 2% para a categoria até o final do ano.

O diretor da Anfavea ressaltou que, no início do ano passado, o setor registrava queda nas vendas de automóveis, movimento revertido depois do anúncio do benefício do IPI reduzido. "O governo adotou a redução do IPI, as montadoras também reduziram os seus preços e o crédito foi destravado. Em função desse conjunto de medidas, no ano passado conseguimos inverter essa curva para um crescimento de 4,5% no mercado", disse Cantero. (fonte J.C.)

quinta-feira, 28 de março de 2013

O EX. PRESIDENTE LULA NA LUTA PELA REELEIÇÃO DA PRESIDENTE DILMA


Ex-presidente ainda afirmou que não vai pedir para o governador abortar sua candidatura (Foto: Reprodução/Internet)
Em entrevista publicada pelo jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (27), o ex-presidente Lula (PT) afirmou que virá a Pernambuco fazer campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Vou. Vou lá, vou em Garanhuns, vou no Rio, São Paulo, na Paraíba, em Roraima…”, listou o petista. Em outro trecho, o cacique-mor do PT ainda assegurou que não irá pedir para o governador Eduardo Campos (PSB), que tenta pavimentar sua candidatura ao Palácio do Planalto, abortar seu projeto próprio. “Eu não pedirei para não ser candidato nem para ele nem para ninguém”, cravou Lula.
Ao Valor, o ex-presidente ainda afirmou que o ex-ministro José Serra (PSDB) é uma liderança desgastada porque quer ser candidato a tudo, inclusive a “síndico de prédio”. Ainda sobre o tucanato, Lula destaca que o pré-candidato do PSDB, o senador Aécio Neves não tem a performance que as pessoas esperavam dele.
Confira a íntegra da entrevista aqui. (FOLHA DE SÃO PAULO)