quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dois Caminhos

(Por: José Fernando)

O ano de 2010 será decisivo para o Brasil, mais do que nunca os brasileiros precisarão tomar uma decisão que irá afetar suas vidas e futuras gerações. O país se encontra numa encruzilhada e terá que escolher o caminho certo ou pagará um preço altíssimo se escolher o caminho errado.
O primeiro caminho nos leva ao futuro de muitas esperanças com a criação de milhões de emprego, com melhores escolas, valorização do salário mínimo, a exploração do pré- sal tornando o país uma potência mundial na produção de petróleo, mais universidades gratuitas e política social de inclusão dos mais pobres no mercado de consumo. Esse caminho é representado pela ministra Dilma que irá dá continuidade do governo Lula, um governo que tirou 30 milhões de pessoas abaixo da linha da pobre, que fez a inclusão de 27 milhões de pessoas na classe C (quem recebe entre 1.115,00 a 4.807,00) hoje representa 49,22% da população brasileira (IBGE, 2009) que deu o maior ganho real ao salário mínimo (73%), que criou mais universidades e extensão universitárias mais que todos os antecessores juntos.
O outro cominho representa a volta do atraso, de toda a política neoliberal de FHC que quebrou esse país três vezes (1994, 1998 e2002) que privatizou todo o patrimônio público e até hoje ninguém sabe onde foi parar esse dinheiro. É a forma de governar das elites, desde o tempo que Cabral chegou ao Brasil, uma política que não valoriza o povo, que governam para os banqueiros e para elite nacional e internacional. Na época de FHC o salário mínino valia US$ 56,00 dólares, o governo do povo elevou para US$ 275,00 dólares, no governo de FHC não existia PROUNI, no governo do povo 470 mil estudantes tiveram acesso à universidade, cabe a cada um de nós escolhermos o caminho a seguir.
Mas para manter essas conquistas, a batalha será imensa, pois as elites juntamente com a imprensa pobre irão fazer o possível e o impossível para que essas conquistas não se mantenham. Nós precisamos eleger a Dilma, mas precisamos também lhe dá sustentação para isso. Devemos votar em Deputados e Senadores que estejam comprometidos com esse projeto, pois as elites irão fazer com que ela não ganhe as eleições; e se ganhar não governe. Portanto, ela não poderá ficar refém de um congresso corrupto, precisamos mais do que nunca saber escolher nossos representantes.

2 comentários:

  1. Compreendo sua política afavor do PT... é absolutamente normal , pois trata-se de um cara do próprio partido. Mas num sei se é bem assim não que funcionam as coisas. sou um eleitor do governo Lula e reconheço o desenvolvimento que o país teve em seu governo, mas fico em dúvida se Dilma realmente levaria esse governo para frente.
    Dentre o setor que mais precisa de mudanças esta o da educação. Não estouu falando em investimentos, pois sei que são muitos, mas falo na política que gere a educação que esta tornando um país de formados analfabetos. Falo porque trabalho na educação e vejo o drama de escolas que aprovam alunos incapazes simplesmente porque o governo vai liberar uma verba em função do desempenho da escola. Isso precisa mudar. òtimo seu blog... Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em parte com você, mas o problema ao qual você se referiu não deve ser visto desta forma! O sistema governamental atual não "empurra" o aluno. Ele busca dar incentivos, meios para que o aluno tenha condições de estudar. O objetivo do governo não é aprovar alunos despreparados, e sim, fornecer recursos para que o mesmo estude. Cabe aos diretores de escola e professores usar estes recursos para melhorar a educação; ao invés de aprovar alunos despreparados, alegando vir mais verba para o município.
    Ricardo Soares

    ResponderExcluir